PORQUE MEU FILHO SE COMPORTA DE FORMA DIFERENTE EM CASA E NA ESCOLA?

PORQUE MEU FILHO SE COMPORTA DE FORMA DIFERENTE EM CASA E NA ESCOLA?

Comumente ouvimos pais relatarem que seus filhos se comportam de maneira diferente em casa e na escola. Em casa eles choram, fazem birra e se recusam a comer/tomar banho. Já na escola facilmente acatam as regras e se comportam gentilmente. Outros pais relatam o inverso, em casa é “bonzinho” e na escola não.

Então vem aquela dúvida: “porque meu filho muda tanto dependendo do ambiente em que está?” Se pararmos para prestar atenção, observamos que até mesmo nós adultos modificamos o comportamento conforme o ambiente em que estamos e as pessoas que ali se encontram. Em alguns ambientes somos mais informais, expansivos e em outros, mais formais, reservados e com as crianças ocorre o mesmo. A todo momento, procuramos nos adaptar ao contexto e sermos aceitos por ele.

A criança geralmente tem tendência de se comportar melhor longe dos pais devido a essa tentativa de adequação; na presença dos pais, a tendência é voltar a atenção para si, usando todos os artifícios possíveis para tal.

Mas vale ressaltar que os comportamentos que ocorrem com mais frequência são significativamente reforçados e devem ser analisados, ou seja, se seu filho apresenta o comportamento de birra em casa e no ambiente escolar não, é muito provável que você esteja fazendo algo que mantém a birra – mesmo que não seja sua intenção.

Sendo assim, existem diversas variáveis que influenciam na ocorrência de um comportamento, seja ele adequado ou inadequado. Se o comportamento persiste, traz prejuízos ou sofrimento para criança e os pais sentem dificuldade em lidar com isso, é de fundamental importância buscar o auxílio de um profissional qualificado.

Psicóloga Tayná Brandi – CRP 06/145138

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.