A música é uma forma de arte que se constitui a partir da combinação de vários sons e ritmos, seguindo uma pré-organização ao longo de um espaço de tempo. Esse conceito é transmitido aos residentes do PEVI por meio de intervenções terapêuticas, que têm como objetivo “(re)estruturar” os sentimentos, emoções e ideias, reestabelecendo o autocontrole e autonomia em suas vidas.

A música também possibilita a contemplação, permitindo um aumento na concentração e a ampliação do repertorio dos residentes do PEVI, a fim de estimular o prazer em realizar diferentes atividades.

No último sábado dia 16 de março de 2019, ocorreu o primeiro café cultural na Comunidade PEVI com o objetivo de proporcionar aos residentes o contato com a 1º arte, ao som da música regida pelo Demerval Keller, regente do Coro Doremização.

Além de proporcionar um momento de apreciação, as músicas apresentadas pelo Coral Doremização, também permitiu uma ressocialização com os familiares presentes, proporcionando um ambiente agradável e propício ao dialogo.

Esse evento também foi fundamental para divulgar o trabalho realizado pelo PEVI para toda a sociedade rio-pardense. Dessa forma, apresentou-se o quanto este trabalho, que no último dia 15 de março completou 26 anos, é importante a população rio-pardense, a fim de conhecer o método aplicado em uma Comunidade Terapêutica (CT) para o tratamento da dependência química, evitando assim, o preconceito e o estigma que é muito forte nessa doença.

Podemos destacar que o método em CT possibilita a plena participação do residente na comunidade, permitindo-o alcançar as metas sociais e psicológicas, de mudança de estilo de vida e de sua identidade. Sendo assim, todos os elementos da CT são utilizados como instrumentos de auto mudança.

Este evento foi sem dúvida o primeiro Café Cultural de muitos que virão, esperamos contar cada vez mais com a participação da população rio-pardense e de toda região com o propósito de conscientizar sobre a dependência química.

Vamos (RE)pensar sobre saúde mental?