Volume de treino alto gera mais ganho de massa muscular?

Para quem não sabe: volume = séries x repetições x carga. Então, se usarmos uma zona fixa de repetições – e a carga relativa a essa zona –, podemos manipular o volume aumentando o número de séries.

Existe um limite de número de séries por semana que deve ser feito, só que ainda não é definido na literatura científica. Isso deve-se a vários fatores individuais que influenciam a sua capacidade de recuperação (sono, alimentação, nível de treinamento, genética etc). Eu tenho uma técnica para estabelecer esse volume – se você quiser saber, entre em contato ou procure minha clínica ATLETINHAS (Centro de Treinamento e Reabilitação) para mais informações.

Lembre-se que na musculação ocorre a lei dos ganhos diminuídos: no inicio, o salto é grande (sair de 10 para 20 séries dá uma baita diferença) mas depois de uma certa quantidade de volume a diferença não é tão grande (sair de 40 para 60 séries, por exemplo).

Para quem é do time-efficient (não gosto de treinar ou tenho pouco tempo), fique calmo… Podemos ver que mesmo baixas doses de volume de treino (fazendo ali só 9 séries por semana) já foram suficientes para gerar uma boa quantidade de hipertrofia e o máximo de ganho de força. Este dado pode ser até impressionante, mas não tem uma diferença significativa de ganho de força. Isso pode ser pelo fato da intensidade de trabalho ser entre 8 a 12RM e não em intensidades maiores.

Procure sempre um Profissional de Educação Física registrado com CREF e obtenha mais resultados. CUIDADO COM A INTERNET (blogs, youtube etc.).