Você tem medo de gorduras?

Atualmente o desejo das pessoas em emagrecer fez com que muitas se afastassem de alimentos que são fontes de gorduras, devido ao medo de ganhar peso com o excesso de calorias. Mas estas mesmas deixam de comer fontes de gorduras boas para trocar por bolachas integrais ou alimentos diet/light. É um grande erro pois eles são de grande ajuda no emagrecimento e práticos para quem tem pouco tempo.

Alimentos como chia, linhaça, gergelim, abacate, castanhas, amendoim, azeite-virgem são ótimos para ajudar a manter a saciedade devido ao teor de gorduras e fibras que ajudam a lentificar a digestão da refeição, diferentemente de vários produtos industrializados ditos integrais. Além disso, podem ajudar no correto funcionamento intestinal, são anti-inflamatórios (interessante para quem sofre com artrite) e ajudam a melhorar o perfil lipídico do seu sangue.

A chia, por exemplo, é um dos poucos alimentos que possui ômega 3. Se comparada em 100g, ela terá mais deste nutriente do que salmão e nozes. Ao invés de você comer apenas uma fruta no meio da tarde, por que não incluir um pouco de chia? Ela pode ajudar a impedir aquela compulsão no final do dia.

O abacate é uma das frutas que apresenta em sua composição gorduras boas e também carboidratos. É uma ótima pedida para ajudar no controle de cortisol, além de prevenir várias doenças inflamatórias.

O gergelim é outra fonte de gorduras boas. Basicamente ele possui metade de sua composição de gorduras. Ajuda a impedir o desenvolvimento de doenças crônicas por ser extremamente anti-inflamatório e ajudar a melhorar níveis altos de colesterol. Uma dica é utilizá-lo na salada, no lugar do azeite.

Resumindo, estes alimentos devem fazer parte de uma alimentação saudável. Não importa que eles sejam considerados calóricos pois os benefícios que eles trazem são muito maiores do que pensar apenas em calorias. Procure um profissional da área para inclui-los no seu dia a dia.