“A história sem fim”, de Michael Ende

0
475

“As paixões humanas são misteriosas e as das crianças não o são menos que a dos adultos. As pessoas que as experimentam não as sabem explicar, e as que nunca viveram não as podem compreender. A paixão de Bastian Baltasar Bux eram os livros.”

Olá, leitores! O livro selecionado para hoje é um mega clássico da literatura infanto-juvenil e, juntamente ao lado de O mágico de Oz de Braum e Alice no país das maravilhas de Carroll, forma a trilogia indispensável para qualquer criança.

A história sem fim, lançado em 1979 em alemão, é filha da criação de Michael Ende, escritor que compreende o mundo da criança porque instiga o leitor, cria novos mundos e nos força a passar noites em claros aprisionados em seus fantásticos personagens. Sem dúvida, trata-se de leitura muito rica.

Sobre o livro: a narrativa é dividida em duas cores: vermelha, que narra o mundo de Bastian Baltasar Bux, isto é, o nosso mundo, e verde, que mostra o mundo de Fantasia. Entretanto, Bastian não é um mero leitor. Ele participa e cria a história junto com os seres do livro. Ao desenrolar o enredo, ele percebe que a vida de Fantasia depende de sua lealdade e coragem. Imperatriz Criança pode morrer se ele não agir!

Atreiú, o Grande Nada, Artax e o famoso e mais fofo personagem de todos, o grande dragão branco da sorte, Fuchur são figuras apaixonantes e encantam adultos e crianças.

Para quem não conhece, A história sem fim já foi filmado nos anos 80 e houve uma sequência nos anos 90. Fui criança dos anos 80 e guardo grandes recordações desse filme. Interessante que só tive contato com o livro quando já era adulta e me lembro nitidamente da euforia e ansiedade para lê-lo. Sentei-me no quarto e passei o final de semana devorando página por página. É maravilhoso!

Segundo uma pesquisa realizada em diversos países e divulgada pelo Instituto Goethe, o livro alemão preferido pelos leitores em todo o mundo é A história sem fim. As obras do autor já foram traduzidas para mais de 40 línguas.

O escritor Michael Ende recebeu alguns prêmios da Literatura Europeia por sua qualidade e contribuição para a leitura de jovens. Interessante é que nunca chegou a fazer uma faculdade devido à problemas financeiros, mas esse não foi um empecilho para sua qualidade. Talento é talento! Ende faleceu em meados dos anos 90. Foi uma perda para o mundo das Letras, mas suas obras ficaram para sempre.

Leiam e assistam meu canal!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here