Posso comer depois das 18h?

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Muitas pessoas têm dúvida em relação à alimentação no período noturno, sendo que a maioria tem medo de ganhar quilos extras. Mas será que isso é verdade? Nem sempre!!!
Tudo dependerá da individualidade biológica de cada pessoa, rotina, horários de exercícios, horário de dormir, entre outros aspectos.

Caso você treine às 19h e acabe o treino às 20h, por exemplo, há a necessidade de pelo menos uma refeição completa após este exercício, pois o seu corpo necessita de alimentos
para ajudar na recuperação do seu corpo, independente se o objetivo for emagrecimento ou performance ou hipertrofia. Na realidade, a falta de alimentação neste caso pode ocasionar uma perda significativa de massa muscular e também aumentar os riscos de lesões.

Há casos também de pessoas que gostam de treinar bem de manhã. Nesta ocasião, a última refeição do dia anterior será muito importante pois ela que te ajudará a estocar energia e não o pré-treino cedo. Para pessoas que praticam exercícios aeróbios e visam performance,
esta refeição deve ser composta por uma quantidade moderada a alta de carboidratos, preferencialmente de média a lenta digestão, como batata doce, inhame e aveia. Claro que a
refeição não precisa conter apenas carboidratos. É interessante acrescentar também um pouco de fonte de gorduras boas – como azeite, castanhas ou gergelim – e também
um pouco de proteína, como ovos ou carnes magras. Legumes também são bem-vindos!!!

Na realidade, não existe receita de bolo. Tudo dependerá de como você irá se adequar com o plano alimentar. Em alguns casos de emagrecimento ou de adaptação pode ser uma estratégia válida por um determinado período de tempo, mas não aconselho evitar refeições após as 18 horas para a maioria das pessoas.

Um ótimo mês a todos!!!

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