A História do século XX contada pelas descobertas da Medicina

Olá, leitores! Vamos falar sobre livros mais uma vez? O escolhido de hoje não é um clássico, também não está catalogado entre os romances e não foi escrito no século passado. Hoje essa coluna traz o retrato de uma obra contemporânea, histórico-científica e muito interessante, além de proporcionar uma leitura rápida e agradável.

Escrito pelos autores Stefan Cunha Ujvari e Tarso Adoni, ambos médicos conceituados pelo mundo, o livro A história do século XX pelas descobertas da medicina mostra um panorama de fatos históricos e grandes acontecimentos em que a falta ou descoberta de um conhecimento influenciou na história da humanidade. Guerras foram perdidas, crianças nasceram com problemas físicos e mudaram o rumo de uma geração inteira, mortes que trouxeram crises para a economia e inúmeros outros exemplos são narrados nessa obra, cuja preocupação é salientar a força que uma descoberta científica dentro da medicina tem para modificar o enorme quadro social, cultural, econômico e emocional do mundo.

Logo na sinopse já lemos o quanto que o avanço tecnológico e industrial foi rápido e o quanto a medicina ficou estacionada (claro que devido a fatos religiosos e superstições absurdas). O século XX, entretanto, foi um marco em que a corrida medicinal caminhou com passos largos. É claro que essa afirmação não é sinônimo de flores somente. Assim como novas curas, tratamentos, remédios e erradicação de algumas doenças se tornaram possíveis, muitos inocentes morreram em laboratórios com experimentos desumanos, cheios de crueldade para que pessoas fossem curadas de um mal. Ressalta-se, aqui, um dos episódios mais triste e lamentável da nossa história: a Segunda Guerra Mundial. Os autores, apesar disso, procuram mostrar que a falta de ética não foi exclusividade dos Nazistas. Eles nos apresentam um mundo obscuro e assustador em que cientistas estão tão obcecados na procura da cura de um mal que se esquecem de que cobaias animais (o que inclui humanos) sentem dores, frio, sede, fome e, por essa insensibilidade, se tornam monstros.

Leiam! Uma obra muito prazerosa e interessante que pode (e deve) ser devorada em pouco tempo. Espero que gostem. Abaixo, meu canal no Youtube. Até a próxima!