Entrevista com o Vampiro – Uma joia do terror gótico

E vamos falar sobre livros mais uma vez? Entrando no mundo do terror gótico de Anne Rice, uma das mais importantes escritoras contemporânea da fantasia e terror, nos deparamos com inúmeros títulos (confesso que não li todos eles, mas o que já experimentei foram sempre muito bons) e, talvez, o mais famoso seja “Entrevista com o vampiro”. Esse título virou filme, nos anos 90, pelas mãos do maravilhoso diretor Neil Jordan (sou apaixonada pela maioria do seu trabalho) e teve como protagonistas Tom Cruise e Brad Pitt. O longa tentou ser o mais fiel possível ao original, entretanto, passagens importantes tiveram que ser deixadas de fora: o pai cego de Lestat, por exemplo, não apareceu no filme e a criação desse personagem pela autora foi crucial para que o leitor entenda melhor a personalidade do vampiro secular (mas, esclareço que isso não faz o projeto cinematográfico ir por água a baixo. Temos um filme belo, com toques especiais do maravilhoso diretor).

Sobre a obra: a história se passa na Europa, em meados do século XVIII. Louis é um vampiro depressivo e solitário que contrata um repórter para contar sobre sua vida de desventuras e assassinatos. Narrado em primeira pessoa, ele começa contando sobre seu sofrimento enquanto ainda mortal e como Lestat, seu criador, aparece em sua vida (e a transforma em morte).

Seria Lestat o vilão? Seria um anti-herói? É aí que reside um dos pontos alto da história: Lestat é indecifrável. Por ser tão enigmático, ele se transformou num dos vampiros mais célebres da atualidade e há inúmeros livros sobre Lestat de Lioncourt no mercado (mas ele nasceu aqui).

Entrevista com o vampiro foi o romance de estreia da impressionante carreira de horror gótico de Anne Rice e merece ser lido pela sua beleza, por seus personagens fortes e enigmáticos (é impossível não sentirmos amor e ódio ao mesmo tempo por todos eles) e, principalmente, por questionar assuntos filosóficos/existenciais com certa profundidade em cada página lida. O que é a morte? O que é o viver? Como devemos morrer ou viver? Onde está a humanidade? (Muitas vezes os próprios humanos são os monstros). São tantas perguntas que fazemos que é impossível mensurar aqui.

Uma das joias da literatura do terror, sem dúvidas e vale muito a pena ser lido e assistido.

Abaixo, meu canal no youtube. Assistam e até a próxima!