Psicologia Infantil

Fonte: Psicologia em Fortaleza
Fonte: Psicologia em Fortaleza

A psicoterapia infantil ou ludoterapia é um espaço de atendimento psicológico voltado para a criança. Busca compreender suas dificuldades, promovendo espaço para expressão de ansiedades e medos que ela possa ter.

COMO É REALIZADO O ATENDIMENTO?
Os primeiros atendimentos são realizados com os pais e/ou responsáveis pela criança, no intuito de obter informações sobre a história de vida e conhecer um pouco da dinâmica familiar na qual ela está inserida.
Em seguida, são realizadas sessões com a criança com recursos e materiais lúdicos como jogos, desenhos, brinquedos e brincadeiras em geral pois, a criança não verbaliza e expressa sentimentos/emoções como os adultos.

COMO SEI SE MEU FILHO(A) PRECISA DE LUDOTERAPIA?
É importar destacar que certos acontecimentos podem influenciar no bem-estar emocional da criança, por exemplo, separação dos pais, perda de alguém próximo, mudanças de escola/cidade, nascimentos de irmãos, entre outros. No entanto, a criança também pode lidar com essas questões relativamente bem e não precisar de acompanhamento psicológico.
Geralmente, as crianças apresentam mudanças comportamentais quando algo não está legal, podendo aparecer no contexto escolar, em casa e/ou com amigos, indicando a necessidade de psicoterapia. Algumas alterações comportamentais mais comuns são:

– Agressividade/ irritabilidade;
– Birras;
– Timidez excessiva;
– Dificuldades escolares;
– Apego excessivo aos pais;
– Ansiedade: comer muito, comer pouco demais, roer unhas;
– Dificuldade para dormir;
– Choro excessivo. ..

Sendo assim, observe seu filho, caso ele apresente comportamento diferente do habitual,  procure um profissional psicólogo para avaliação e orientação.

Tayná Brandi, Psicóloga – CRP 06/145138
Psicoterapia para adultos e crianças