Preocupe-se com a sua postura

As posturas ocupacionais contemporâneas, associadas a uma cultura de comportamento sedentário, são as responsáveis pelo abandono cinestésico, muitas vezes iniciadas desde a
infância. A coluna vertebral é incrivelmente forte, mas tem seus limites. E cada vez mais a cultura centrada na cadeira aumenta a desorganização postural pelo déficit de extensão, comprometendo sua estabilidade, integridade e função, contribuindo para a menor longevidade da coluna vertebral e fraqueza corporal.

Ao se sentar por períodos prolongados, o corpo é forçado a posições exclusivas do mundo moderno, levando a uma função comprometida. A qualidade do movimento (ou falta dele) pode afetar a qualidade do rendimento e progressão no treinamento pela ineficiência  mecânica. Quando comprometemos a musculatura projetada funcionalmente para sustentar
nossa coluna vertebral, ela “procura” sua própria estabilidade.

Para piorar as coisas, esses padrões de compensação formam uma espécie de “molde” de rigidez que se adapta em torno dessa postura e se transfere para todos os aspectos da vida. Isso torna-se um problema porque os músculos do quadril formam o “conjunto de raiz” e se desligam, tornando-se inativos.

Então, automaticamente, adota-se posições que não utilizam os principais músculos e tecidos conectivos que estabilizam e sustentam o tronco e a coluna. Portanto, os aspectos
aparentemente inofensivos do meio ambiente colocam estressores comprometedores no corpo e podem atrapalhar a fisiologia e a funcionalidade corporal básica.

Na prescrição de treinamento, todo um contexto sociocultural deve ser avaliado e, embora o processo de deterioração possa ser lento, é metódico e, se não for identificado e corrigido, tal padrão alterado terá um enorme impacto tanto no movimento, quanto em todos os aspectos da vida, incluindo a resiliência e o desempenho.

O movimento é algo que precisa ser ensinado, praticado, refinado e apreciado para permanecermos saudáveis e sem dor. A saúde, principalmente a musculoesquelética e a cardiovascular, de nossos clientes depende disso.