Alimentação na diabetes

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Diabetes é uma doença caracterizada pela alta concentração de açúcar no sangue e sua causa pode ser de origem genética, sedentarismo e maus hábitos alimentares.

Muitas pessoas acreditam que é necessário retirar o carboidrato da alimentação ou apenas acrescentar alimentos integrais, mas, na realidade, deve haver uma moderação na ingestão deste nutriente. Afinal, de que adianta você trocar o arroz branco pelo arroz integral se você manter uma ingestão alta de alimentos fontes de carboidrato ao longo do dia?

Uma dica bem prática é evitar comer isoladamente alimentos com alto teor de carboidrato. A banana por exemplo é uma fruta com alta quantidade dele. Logo, é interessante colocar uma fonte de gordura boa na mesma refeição (chia, linhaça, castanhas, pasta de amendoim), pois isso lentificará a velocidade de absorção do açúcar.

Outra maneira de lentificar a absorção do açúcar é acrescentar alimentos fontes de fibras nas refeições. Alimentos como verduras e legumes possuem uma boa quantidade delas e é preferível consumi-los crus pois manterá uma maior quantidade de nutrientes e fibras.

Quando os alimentos são submetidos ao calor, eles perdem uma parte das fibras. O  cozimento a vapor é o método que mais mantém a qualidade do alimento. Os cereais integrais – como chia, linhaça, quinoa, amaranto e aveia – também possuem um alto teor de
fibras e podem ser acrescentados em saladas, iogurte, leite, frutas e sucos.

Evite o consumo de granola, mesmo a diet, pois ela contém uma quantidade excessiva de carboidrato. Alguns alimentos podem colaborar com o aumento de açúcar no sangue, como tapioca (afinal, é uma farinha de mandioca sem fibras), frutas secas (concentram muito carboidrato), bolachas integrais e sucos de frutas.

Estes alimentos podem fazer parte da sua alimentação, mas é necessário ter acompanhamentos que podem amenizar essa alta concentração de carboidrato. Procure um nutricionista para melhor adequar sua alimentação!!!

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