Embaixo do azevinho

Embaixo do azevinho da árvore de Natal, tinha um enfeite de anjo com trombeta, que ela observava, fascinada com sua transparência. O anjo ficava multicolor, conforme a luz do pisca-pisca passava de verde para dourado, de azul para amarelo, de vermelho para branco.

Era embaixo do azevinho seu ‘esconderijo’ na casa da vó, junto aos embrulhos, com laços e papéis coloridos de motivos natalinos, enquanto esperava ansiosa com seu irmão mais novo e primos, a comilança de farofas e pernil com arroz temperado dos adultos, para só depois, poderem, finalmente, abrir os vários presentes.
Aprenderam embaixo do azevinho da árvore de Natal, a ter olhos nas mãos, quando com grande curiosidade tateavam todas as caixas de presentes. Ainda tinham a sorte, de nunca ter quebrado nenhum presente que não fosse para criança xeretar, porque poderia ser facilmente quebrado.

Foi com o passar dos anos, ali embaixo daquele azevinho vermelho que aos poucos fomos sabendo o significado do Natal, desmistificando aos poucos a figura do bom velhinho de gorro vermelho, sem que precisasse de alguém mais velho para nos dizer, que era tudo uma grande brincadeira.

Deitado debaixo do azevinho, sempre estivera o menino Jesus de porcelana, na manjedoura de dourada palha, coberto com um lençol azul, de braços abertos a todos que fossem lá, o admirar.

Porque foi embaixo do azevinho, que aconteceu o Natal de Jesus que todos celebramos, e sem que soubessem, todos estes primos também celebravam o Natal assim, convivendo com felicidade e harmonia uns com os outros, dividindo risos, criando boas memorias dos momentos das Festas Natalinas, passadas junto ao azevinho.

Embaixo do azevinho nascia o amor pelas Festas de Dezembro, com o bem estar que dá no coração dos Cristãos, de bem querer a alegria de todos, nesta data festiva.
Foi embaixo do azevinho, que tivemos, todos os anos, um Feliz Natal!