Suplementos que funcionam: carboidratos

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Hoje em dia é comum a “carbofobia”, ou seja, um medo exagerado do consumo de alimentos que são fontes de carboidratos. No meu ponto de vista é um conceito errado pois,
na realidade, temos um excesso de consumo destes alimentos, mas, se consumidos na quantidade correta, eles trazem apenas benefícios. Os suplementos de carboidratos visam,
principalmente, melhorar a reserva energética, se consumidos antes do exercício, ou promover energia rápida, se consumidos durante o exercício.

Os suplementos mais usualmente consumidos durante os exercícios são maltodextrina, dextrose e gel de carboidrato, pois são de rápida absorção e fornecem energia rápida. O gel de carboidrato normalmente é composto de maltodextrina, frutose e/ ou dextrose. Ele é bem prático, principalmente para exercícios de longa duração (acima de 2h), como ciclismo
e corrida. Também é eficiente se consumido logo após o exercício, pois ajuda a amenizar o catabolismo. A quantidade irá variar de acordo com a quantidade de horas de exercício, mas para quem for pedalar por 2h, normalmente 1 gel, a partir da primeira hora de exercício, será o suficiente.

A maltodextrina e a dextrose podem ser usadas durante o treino também na forma de shake (água + suplemento), numa proporção de 6% a 8% de carboidrato, que será semelhante ao isotônico caso acrescentar sais minerais.

A palatinose é outro suplemento de carboidrato bem eficiente. Ela é obtida da extração da beterraba e contribui para retardar a sensação de fadiga por fornecer energia de forma contínua e duradoura, bem como poupar a reserva energética do músculo e fígado. O ideal é consumi- -la pelo menos 30 minutos antes do exercício. Segundo estudos, não há
muito efeito em exercícios de curta duração e/ou alta intensidade e é ideal para exercícios predominantemente aeróbios e de longa duração, como futebol, ciclismo, natação, corrida,
entre outros.

Apenas lembrando que suplemento é a ‘cereja do bolo’. Muitas vezes se você fizer uma alimentação ajustada não serão necessários.

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