Resiliência, um conceito “roubado” da Física

0
138

Você sabe o que é resiliência? Já viveram aquela fase em que algo inesperado acontece e você perde as forças, chora, se sente machucado e depressivo, o cansaço toma conta e, quando o desespero começa a dominar, você consegue sentir prazer fazendo outras coisas, redirecionando sua energia e produzindo bases que te sustentarão em mais uma etapa da vida? Essa capacidade de “auto- cura”, de renovação, é a chamada resiliência.

Imaginem uma fênix, ave mitológica que consegue aguentar cargas pesadíssimas enquanto voa, que, quando morre, entra em auto-combustão e renasce de suas próprias cinzas. Esse é o melhor símbolo para representar a resiliência e todos nós somos capazes, todos nós conseguimos passar por essa transformação o quanto for necessário em nossas vidas.

Em uma tradução mais técnica, resiliência é a capacidade de recuperação psicológica diante de um dano, trauma ou estresse sofrido. O curioso é que essa palavra foi emprestada da Física.

Na física, a resiliência é uma força que faz a mola esticada retornar à configuração inicial, uma vez terminada a tração. Representa a elasticidade, a plasticidade, a resistência ao choque, que permite o retorno de um corpo ao seu formato original, quando deformado dentro do seu limite elástico. A energia então armazenada é devolvida quando cessa a tensão causadora da deformação. Quanto maior a resiliência, menor a fragilidade.

Com relação ao aspecto emocional de uma pessoa, não é possível estabelecer uma relação tão estreita quanto essa, é claro, mas temos aqui uma definição metafórica poética para explicar uma das capacidades humanas mais linda que existe! Que todos vivam a resiliência toda vez que necessário!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here