FEUC levará Educação Ambiental às escolas

FEUC levará Educação Ambiental às escolas

Texto: Assessoria da Prefeitura

A Faculdade Euclides da Cunha (FEUC) promoverá no município um amplo projeto de educação ambiental, que terá como foco os resíduos sólidos.

As ações, previstas para o próximo ano, pretendem envolver cerca de 3.300 alunos de 1º ao 5º ano, de 20 escolas locais, das redes pública e particular, além de aproximadamente 100 professores que passarão por cursos de capacitação.

O anúncio do projeto foi realizado nesta quarta-feira, 29 de agosto, pela diretora acadêmica da FEUC, professora Leirí Valentin. Ela explicou que o projeto será financiado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, com recursos na ordem de R$ 118 mil, a serem repassados pelo Fehidro – Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

A elaboração do projeto teve colaboração da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Educação, de Agricultura e Meio Ambiente. Os órgãos estarão diretamente envolvidos no desenvolvimento do projeto, mobilizando pessoal, infraestrutura e dando suporte para que as ações aconteçam.

Além da formação dos professores, a proposta visa estimular as crianças a aderirem às práticas da gestão de resíduos nas escolas, por meio da separação seletiva de materiais. Também serão disseminadas técnicas simples para compostagem de resíduos orgânicos tanto no ambiente escolar quanto em casa, e a conscientização quanto ao correto descarte dos resíduos nas comunidades.

Conforme destaca o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Ricardo Dias de Sousa, a parceria agrega importante contribuição às iniciativas do município pela melhoria ambiental. “É uma parceria que deve ser comemorada afinal pela primeira vez São José do Rio Pardo terá um projeto deste nível custeado por recursos do Fehidro. Isso se deve muito à credibilidade das instituições envolvidas, especialmente da FEUC, que tem um histórico de significativo suporte para o desenvolvimento de nosso município”.

A previsão é de que o projeto comece nas escolas em março de 2019.