Crime e Castigo, um tesouro de Dostoiévski

0
94

Olá, leitores! Hoje o livro escolhido é de peso. Crime e Castigo foi, sem sombras de dúvidas, um dos livros mais grandiosos e marcantes que li. Dostoiévski, com um estilo inconfundível (não é à toa que se tornou um dos grandes representantes da literatura russa), consegue criar uma história em que reproduz a angústia psicológica do personagem desde o início da leitura. Dilemas morais, questionamentos internos, consciência da realidade e dos próprios atos de um assassino, fazem desta, uma obra única. A sutileza em que o autor reproduz os pensamentos e as dúvidas mais íntimas, acompanhadas por um raciocínio frio e lógico de um investigador de polícia valem por toda a trama.

O romance narra a história de Raskólnikov, um estudante que vive de aluguel em um pequeno apartamento. Ganha dinheiro fazendo pequenas traduções e vive à beira da miséria. A dona da casa em que vive é uma mulher idosa e que saboreia cada gesto de opressão que faz sobre o inquilino. Há críticos que acreditam que essa relação é uma metáfora para o trabalhador sufocado e sem saída (Raskólnikov) e o capitalismo opressor (a velha senhoria).

Conforme o relacionamento se estreita, mais ele sente a necessidade de matar: não estaria ele fazendo um bem à humanidade? – essa pergunta reflete o pensamento do próprio Dostoiévski, para quem as ideias moviam os homens e não os homens realizavam as ideias.

Quanto mais se aproxima o momento do homicídio, mais magistral se torna a obra. Todas as angústias e pensamentos são registrados detalhadamente e, embora estejamos falando de um crime hediondo, não é esse o ápice do livro. Já consumado o assassinato, um crime perfeito em que não tem possibilidades de alguém descobrir a autoria, a verdadeira característica da obra aparece: a culpa chega corroendo, juntamente com sentimentos de grandeza e prazer. Surge um jogo psicológico forte e, como se não bastasse todas os traços marcantes do personagem principal, o autor cria Porfiri Pietróvitch, o investigador do crime, criando diálogos perfeitos e profundos.

Um livro inesquecível e assustadoramente profundo. Abaixo meu canal e espero que gostem. Até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here