Tomada de Atitude

A dependência química vem atingindo números alarmantes de famílias, afetando não só o usuário, mas também todos que com ele convivem.

Na tentativa de solucionar o problema, alguns familiares oferecem ajuda, outros aconselham, muitos ameaçam e mesmo assim, o consumo só aumenta e os problemas se agravam. Há muitos casos em que a família deseja recuperá-lo, mas o dependente não compartilha com o mesmo desejo e não se sensibiliza com falações.

Precisamos fazer algo mais, precisamos tomar alguma atitude e entrarmos em ação. O primeiro passo é adotarmos um posicionamento claro e firme em relação ao abuso do álcool ou o consumo das drogas. Acabarmos com as ameaças vazias que não levam a lugar algum: – “Se você continuar usando droga, eu sumo de casa”, diz a mãe. – “Se você não parar de beber eu volto para a casa dos meus pais”, reclama a esposa. Entretanto, o usuário já ouviu tantas vezes essas mesmas ameaças que elas não produzem mais efeito algum.

Diferente das ameaças vazias, uma tomada de atitude exige postura firme, norteada por ações concretas. Por isso, essas ações não devem ser resultado de um impulso ou estabelecidas num momento de raiva, pelo contrário, precisam ser pensadas, estudadas e preparadas. O que pretendemos fazer? Possuímos condições de cumprir e mantermos o que for estabelecido? Estamos preparados para resistir às pressões?

O tamanho da atitude a ser tomada depende da avaliação de cada caso, depende da situação do momento e também daquilo que estamos em condições de realizar. O importante é começarmos a nos mover e agir. Modificarmos estruturas e padrões repetitivos, abandonarmos comportamentos previsíveis e padronizados e buscarmos um novo jeito de fazer.

Tomar atitudes significa iniciar um processo que visa crescimento, avanços e a busca do resgate da sobriedade e isso não se conquista da noite para o dia. O objetivo final é a recuperação do dependente, porém, para alcançar essa meta principal precisamos traçar uma série de outras menores e seguirmos firmes nessa caminhada, compreendendo que necessitamos de perseverança para o sucesso do objetivo a ser alcançado.