Dietas da moda funcionam?

Talvez a mais famosa delas é a dieta “low carb”. Muitas pessoas confundem low carb com “no carb”, ou seja, retiram praticamente todo carboidrato disponível no dia. Neste tipo de alimentação, você deve comer menos de 40% de carboidrato diariamente, mas de nada adiantará se você exagerar em fontes proteicas e gorduras. A perda de peso rápida é devido à falta de absorção de água ocasionada pela retirada do carboidrato e não pela perda de gordura.

A dieta cetogênica é muita confundida com low carb ou hiperproteica. Bom, ela é uma low carb, mas a low carb não necessariamente é cetogênica. Com este tipo de dieta você precisa consumir diariamente pelo menos uns 75% de gordura, preferencialmente, boas. O consumo de carboidrato deve ficar restrito a 10% da ingestão e o restante deve ser de proteínas. Se adicionar muita proteína, a dieta não será mais cetogênica pois a intenção deste tipo de alimentação é basicamente usar gordura como fonte de energia do corpo. O maior problema desta dieta é a compulsão por carboidratos quando você parar de fazê-la, o que pode aumentar seu peso rapidamente.

O jejum intermitente é outro tipo de dieta que virou sensação nos últimos anos. Em raros casos, ele pode ser aplicado como estilo de alimentação diário e em alguns outros como estratégia, ou seja, colocar na rotina 1 a 2 vezes por semana. Nesse caso, prefiro usar o protocolo 16h sem comer e nas outras 8h você pode comer. O jejum deve ser aplicado apenas em pessoas preparadas pois a chance de compulsão alimentar e problemas como cansaço e dor de cabeça são enormes.

Coloque na cabeça: você somente irá emagrecer se fizer exercícios físicos regulares, dietas com menos calorias do que você gasta diariamente (dieta hipocalórica), uma noite de sono reparador, não ser uma pessoa estressada e ter paciência. A individualidade sempre deve ser analisada e, talvez, algumas estratégias funcionem para pequena parcela da população – mas isso não quer dizer que irá funcionar para você.