Fonte: https://www.decorfacil.com/wp-content/uploads/2016/09/20160912imagem-60.jpg

Salve galera, tudo bom com vocês? O dimensionamento dos ambientes é algo que deve ser muito bem pensado quando é feito o projeto de uma casa. É necessário que cada ambiente seja confortável e aconchegante, atendendo às necessidades dos moradores. O dormitório é, sem dúvidas, um dos espaços mais importantes da casa, pois é nele que você dorme e guarda suas roupas e demais objetos íntimos. Por isso ele deve ser um ambiente repousante, bonito e organizado, com uma atmosfera acolhedora e relaxante. Dessa forma, é preciso prestar muita atenção ao mobiliário, pois a estética e a funcionalidade devem estar relacionadas.

O quarto deve ter um tamanho adequado para a colocação de uma cama, de solteiro ou de casal, geralmente mais alguns móveis, como uma cômoda, guarda-roupa ou criados mudos, e um espaço confortável para a circulação das pessoas. Ou seja, para decidir qual a medida ideal de cada dormitório, será necessário planejar quais os móveis que serão colocados neste ambiente. Quartos grandes podem ter problemas de excesso de espaço, dificuldade de limpeza e, muitas vezes, dar ao ambiente um ar de vazio e de pouca utilidade. Por outro lado, se eles forem muito pequenos você pode ter problemas com a falta de espaço e uma sensação de desconforto, sendo necessário planejar muito bem e colocar o mínimo de coisas possíveis.

Neste texto vou falar sobre as dimensões ideais para os quartos de casais e os de solteiros e dar algumas dicas para maior funcionalidade e conforto do seu quarto.

 

  • MEDIDAS PARA O QUARTO DE CASAL
Fontes: http://classesobmedida.com.br/decoracoes-de-quarto-de-casal-para-voce-se-inspirar/
https://www.lojaskd.com.br/blog/decoracao-quarto-de-casal/

Ele deve ser projetado com uma medida de 12m², 16m² ou até 20m², que são medidas ideais para a colocação de uma cama e mais alguns móveis, como um guarda-roupa, uma cômoda ou criados mudos. Existem vários tamanhos de cama e, caso você opte por uma king size (1,5m x 2m) ou uma super king size (1,8m x 2m), é necessário que tenha um quarto bem amplo (cerca de 20m²). Se você tiver espaço para a montagem de um closet, pode reduzir as medidas do quarto, já que as roupas, sapatos e acessórios poderão ficar guardados dentro do closet, e o quarto não precisará de um guarda-roupa. Além disso é interessante, mesmo que você não tenha o costume de ter televisão no quarto, que você reserve um espaço para a TV, já com todos os pontos elétricos, pois se um dia você quiser vender a sua casa, isso será um ponto positivo.

Link com exemplos: https://www.vivadecora.com.br/decoracao/quarto-de-casal

 

  • MEDIDAS PARA O QUARTO DE SOLTEIRO
Fontes: https://www.lojaskd.com.br/blog/quarto-solteiro/
http://decorandocasas.com.br/2015/02/10/modelos-de-camas-para-quarto-de-meninas/modelos-camas-quarto-meninas-2-2/

Como é pouco frequente o closet separado para os quartos de solteiro, é necessário que o guarda-roupas fique no quarto, portanto uma medida ideal seria de 10m² a 12m², para a utilização de uma pessoa, e de 12m² a 16m², para a utilização de 2 pessoas. Nesse espaço caberia duas camas, sem precisar usar beliche, guarda-roupas individuais, além de também ter espaço ainda para colocar de uma escrivaninha para estudos ou uma cômoda, por exemplo.

Link com exemplos: https://www.vivadecora.com.br/decoracao/quarto-de-solteiro

A DISPOSIÇÃO DOS MÓVEIS NO QUARTO

Na hora de escolher onde colocar os móveis no quarto, leve em consideração os espaços de circulação. A melhor coisa é deixar pelo menos 60 cm entre a cama, a parede e os outros móveis presentes. Caso o ambiente não tenha espaço suficiente, uma solução são os armários com portas de correr.

  1. Cama

Ela é o maior e mais importante móvel do quarto e, por isso, deve ser a primeira peça a ser posicionada. A posição ideal é a que deixa o quarto confortável e otimiza o espaço de passagem. Mas uma dica é colocar a cabeceira encostada na parede mais longa e voltada para a porta, porém não alinhada com ela, pois nos sentimos mais seguros quando temos visão total da entrada do quarto, mas não é ideal que a cama fique muito exposta. É indicado que nas duas laterais tenha passagem mínima de 60 cm, já que isso permite uma circulação agradável e ainda admite dois criados-mudos. Se o dormitório for pequeno, você não terá outra escolha a não ser colocar uma lateral da cama (de solteiro) encostada na parede, pois, dessa forma, terá uma área livre maior no meio do quarto. Porém, deve-se tomar cuidado com a temperatura, sendo uma solução para ambientes frios criar um painel de madeira ou uma lateral estofada.

  1. Guarda-roupa

Para a maioria das pessoas, o guarda-roupa é a segunda maior peça de mobília num quarto. Minha sugestão é apoiá-lo na parede oposta à janela e ao lado da cama, pois também devemos ter pelo menos 60 cm livres à frente dele, para uma agradável circulação. Outra dica é colocar nas paredes menores, para preencher melhor o espaço. Se o quarto for pequeno, compre um guarda-roupa alto, ao invés de um largo, pois você terá mais espaço para colocar suas coisas na parede. Caso você opte por um modelo com profundidade maior, é indicado que ele tenha portas de correr.

  1. Criado-mudo

Depois de colocar as duas maiores peças, é hora de posicionar os móveis menores que irão preencher o quarto. Os criados-mudos, ou mesinhas de cabeceira, são muito importantes, pois eles são posicionados ao lado da cama e são utilizados como um apoio para despertadores, abajures, controles da TV, celulares, copos d’água e tudo mais que precisar pegar, enquanto estiver deitado. Mas preste atenção na altura deste móvel. Eles não devem ser maiores do que a altura da cama e nem muito menores. O ideal é que fiquem alinhados à cama ou levemente mais baixos.

Assim que tiver disposto os móveis principais, veja se há espaço suficiente para a colocação de outros, sempre pensando em atender às suas necessidades!

  1. Cômoda

Elas são muito práticas e utilizadas guardar objetos, apoiar a TV ou guardar livros, por exemplo. Se o seu quarto é pequeno, mas você não quer abrir mão da praticidade de ter uma cômoda, escolha uma alta e estreita, aproveitando assim o espaço na vertical.

  1. Escrivaninha

É sempre útil ter um local de trabalho e/ou estudo no seu quarto e um local favorável para acomodar este espaço pode ser na parede oposta ao guarda-roupa, pois isso equilibra o peso visual que este móvel tem. Além disso, outra dica é colocar a escrivaninha embaixo da janela, para aproveitar a entrada de luz natural. Se o quarto for pequeno, pense em comprar um móvel multiuso, como a “cama-escrivaninha”, que nada mais é que uma cama alta com uma escrivaninha logo abaixo. Outra opção é colocá-la no local onde ficaria um criado-mudo, com prateleiras logo acima, por exemplo, dando dupla função para a escrivaninha e aproveitando a área. O importante é que você tenha espaço suficiente para acomodar uma cadeira junto à escrivaninha, de forma que não atrapalhe o fluxo.

Fontes: https://www.lojaskd.com.br/cama-alta-com-escrivaninha-office-branco-conquista-222231.html
https://www.extra.com.br/moveis/quartos/camas/cama-para-colchao-88cm-com-escrivaninha-santos-andira-flipy-branco-7739281.html

 

  1. Poltronas

É interessante ter uma poltrona, ou cadeira no seu quarto, tanto para calçar os sapatos, como para que outras pessoas sentem, por exemplo. Se for um quarto pequeno, um banquinho é a melhor opção; já no caso de um quarto maior escolha um sofá, poltrona ou puff. Uma sugestão é criar um canto de leitura usando uma pequena estante de livros, que também pode ser colocada no local de um criado-mudo, posicionando ao lado dela uma poltrona e uma luminária de piso.

  1. Outros objetos

Para dar aconchego ao ambiente utilize abajures, tapetes e cortinas. Os abajures ou luminárias podem ser colocados nos criados-mudos ou podem ser presos nas paredes (do tipo arandela). Os tapetes são fundamentais, principalmente em quartos com pisos frios (cerâmicos). Já as cortinas, além de dar aconchego e charme para o local, protegem da entrada dos raios solares. Além disso, não esqueça do espelho! Ele pode ser pendurado na parede ou ficar no chão, se for muito grande.

Caso você goste de ter televisão no quarto, coloque-a na frente da sua cama, apoiada em um móvel (como uma cômoda) ou pendurada na parede. Especialistas indicam que o ideal é que ela seja instalada em uma altura de 1,20 a 1,40 m do chão e, aproximadamente, 50 a 70 cm superior à altura da cama.

Lembre-se que o quarto representa um espaço SEU, portanto vale muito a pena contratar um arquiteto para fazer o planejamento, pois você consegue fazer um uso melhor do espaço disponível, projetando um espaço funcional, mas que tenha sua personalidade. Se você ainda tem alguma dúvida, escreva para mim nos comentários. Muito obrigada e até a próxima!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here