A CONSTELAÇÃO SISTÊMICA NAS ORGANIZAÇÕES

Por ser a Constelação Sistêmica uma técnica multidisciplinar com postura fenomenológica, ela se aplica a diferentes áreas, além da terapia familiar com a qual é mais identificada. É possível se apropriar das técnicas sistêmicas e aplicá-las a diversos papeis exercidos em nossa vida diária, dentre eles, o papel profissional. A utilização de ferramentas inovadoras dos pilares sistêmicos trazem benefícios e contribuição comprovada em inúmeras situações e propiciam participação mais colaborativa entre equipes, bem como melhor desempenho de suas funções.

A estratégia do trabalho sistêmico proporciona visão algorítmica do sistema organizacional, percebida pela imagem do iceberg.  Representa-se o que está visível, a fim de se perceberem as dinâmicas subjacentes que podem gerar interferências relacionadas à questão que se visa solucionar. Isto porque qualquer movimento ou mudança em uma empresa ou em parte dela interfere nas relações do todo, pois aqui também existem vínculos.

Importantes empresas do Brasil e do mundo têm encontrado respostas para suas questões nas constelações, ao procurarem por novas estratégias nas tomadas de decisões ou soluções inovadoras para conflitos de relacionamentos internos e externos à organização. São inúmeras as situações que requerem extrema percepção e sensibilidade nos contextos organizacionais. Um depoimento significativo na eficácia da Constelação Organizacional foi dado pela GE, e publicado na Revista Exame. Confira em:  https://exame.abril.com.br/blog/gestao-fora-da-caixa/a-outra-ousadia-do-rh-da-ge-constelacoes-organizacionais/ Acesso em 07/abr/2018.
Soluções ou melhores resultados podem ser encontrados com técnicas bastante simples com as quais se representa a empresa e/ou o setor específico onde existe uma questão ou dificuldade na solução. Realizam-se dinâmicas iniciais para gerar um ambiente de confiança e segurança, onde todos se sintam conectados. Esta preparação possibilita para que os integrantes da equipe ou daquele espaço organizacional percebam o seu grau de importância naquela organização e também o real valor da empresa na vida de cada um.  É um trabalho inicial imprescindível para revelar dinâmicas ocultas nos contextos tão complexos das relações humanas de uma organização. Constata-se que   sem as técnicas da constelação, estas percepções seriam quase impossíveis.

Gunthard Weber, psiquiatra alemão, foi um dos primeiros a atentar para o setting das empresas e utilizar as configurações sistêmicas como ferramentas, fora do cenário da família. Cada sistema tem uma dinâmica, um contexto que pode se sobrepor como fronteiras e podem colaborar para o seu sucesso ou fracasso.  Por isso a constelação é eficaz também nos processos de seleção, capacitação de pessoas, integração, movimentos de transição, ampliação, fusão, padrão não funcional de colaboradores, dentre outros.

Em trabalho de capacitação com uma equipe de colaboradores de uma grande empresa do sul de Minas Gerais que realizei recentemente, foi possível perceber naquelas pessoas um grau significativo de insegurança e desconforto   que dificultava seu comprometimento e afetava os objetivos da organização. Tratava-se de dinâmicas ocultas que precisavam vir à tona com os movimentos sistêmicos. A questão da empresa era: “Fora criado um novo setor, para onde estes colaboradores migrariam, exercendo novas atividades com mudança também de espaço físico”. A preparação deveria ser para aceitação do duplo movimento: na vida profissional desses colaboradores e também no deslocamento das famílias.

Meu trabalho consistiu em entregar esta equipe comprometida, segura e confiante à empresa, para aceitar as novas mudanças. E meu primeiro insight veio após um exercício que gerou a frase “Quem é que pode se sentir confortável, aqui?” Esta primeira frase foi definidora do meu trabalho em todo o processo de capacitação. Os próximos passos foram ancorados com movimentos sistêmicos associados à metodologia da Teoria U, criada por Otto Scharmer, com o objetivo de   auxiliar na transformação de organizações, com implementação de mudanças e aumento na produtividade. Trata-se da realização de etapas bem definidas que integram, redirecionam e incorporam, movimentos pretendidos na organização, e que adaptei ao meu trabalho.  Deixo como ilustração, parte das etapas da Teoria U que apliquei, já associadas aos movimentos da constelação, cuja leitura deve ser da esquerda para a direita, com movimento em “U”.

Com essas técnicas foi possível harmonizar e integrar a equipe na Presença, Resiliência e Focalização. Cada colaborador se percebendo parte importante do grupo, autoconfiante e seguro, de modo a atender às necessidades da Organização.

Para saber mais sobre a Teoria U, sugiro a leitura do livro de Scharmer. Para saber mais sobre as Constelações e sua aplicação nas organizações, faça-nos uma consulta. Teremos imenso prazer em atendê-lo e esclarecer, com maiores detalhes, este processo fenomenológico e interdisciplinar.