O perigo das bebidas ácidas

Estamos acostumados a conviver com bebidas que apresentam um pH extremamente ácido. Os refrigerantes à base de cola, por exemplo, apresentam pH entre 2,4 e 2,95. Considerando que o pH neutro é 7, refrigerantes são grandes vilões para nossa saúde. Não só a saúde geral, mas principalmente a saúde dental.

Abaixo de um pH de 5 a 5,2, o esmalte dentário começa a sofrer um processo de desmineralização, que o deixa muito suscetível a ser desgastado. Com isso, tanto a escovação quanto o atrito dos dentes entre si podem desgastar agressivamente o esmalte e a dentina, resultando em dentes mais curtos e sensíveis. Pacientes com refluxo gástrico podem apresentar a mesma condição.

Outras bebidas como suco de limão (pH 2,2), isotônicos esportivos (pH 2,95) e vinho (pH 2,3 a 3,8) também são extremamente ácidas e não devem ficar em contato com os dentes por tempo prolongado. Após ingerir bebidas ácidas, o recomendado é a ingestão de água para que o efeito seja neutralizado ou, pelo menos, atenuado.

Se seus dentes estão excessivamente desgastados ou sensíveis, procure seu dentista para que ele possa buscar o melhor tratamento para seu caso.

Até a próxima!