Ansiedade e Alimentação

A ansiedade pode ser considerada um transtorno e atinge grande parte da população brasileira, principalmente as mulheres. As causas podem ser relacionadas a maus hábitos, déficit de nutrientes, experiências traumáticas, vida estressante, mudanças hormonais, genética, doenças e idade. Sempre digo que identificar uma pessoa ansiosa no consultório não demora mais do que 5 minutos.

A nutrição pode ajudar a amenizar boa parte da ansiedade através da alimentação e mudanças de hábitos. Comumente, encontro pessoas que ingerem remédio para controlar ansiedade, mas ao longo do dia tomam várias xícaras de café com açúcar e comem bolacha água e sal ou pão francês em excesso, alimentos que só pioram este transtorno (o primeiro devido à cafeína e os demais por serem fontes de carboidratos de rápida absorção). Isso faz sentido para você? Portanto, alimentos que são fontes de cafeína e ricos em carboidratos simples devem ser evitados.

Bebidas alcóolicas devem ser evitadas, assim como bebidas energéticas, alimentos com gorduras hidrogenadas (todas margarinas, bolachas, alguns chocolates) e produtos industrializados ricos em corantes e acidulantes.

Para ajudar a melhorar os sintomas, você pode consumir alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como alimentos integrais de verdade: castanhas, peixes e vegetais verde-escuros. O magnésio, encontrado em castanha do Pará, semente de abóbora, amêndoa, aveia e amendoim, também é importante para amenizar o problema. O triptofano é outro nutriente essencial e é encontrado em chocolates amargos (chocolate ao leite não ajudará), cacau, banana, abacate e ervilha. O uso de alguns chás – como camomila, mulungu e passiflora – podem contribuir para a melhora.

Além dos alimentos, é muito importante a correta ingestão de água, a prática do exercício físico (particularmente, acho essencial), flora intestinal saudável e analisar o uso de medicamento com médico capacitado e apoio psicológico e terapêutico.

Quer saber mais? Entre em contato comigo por whatsapp ou e-mail.