Você tem problemas com o sono?

Os distúrbios do sono estão cada vez mais presentes na sociedade atual e isto pode ter uma relação direta com o desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. Acredita-se que de 30% a 50% das pessoas tem problemas com o sono atualmente, seja dificuldade para iniciar o sono, manter o sono durante a noite ou acordar com sentimento de sono não reparador.

O emagrecimento pode ser comprometido devido à qualidade do sono. Ao dormir mal, você diminui hormônios relativos à saciedade e aumenta hormônios relativos à fome, ou seja, você irá comer mais durante o dia e possivelmente ingerir mais alimentos fontes de carboidratos. E também haverá uma diminuição da gordura como fonte de energia.

Um indivíduo que visa performance pode ter seu desempenho piorado devido a distúrbios do sono pois a privação deste pode favorecer a fadiga, piora da concentração, raciocínio, desorientação e dificuldade em tomar decisão.

E para quem visa ganho de massa muscular a privação do sono diminuirá a síntese de proteína, recuperação muscular e aumentará a perda de massa muscular, pois diminuirá a produção de GH, um hormônio de crescimento liberado principalmente durante o sono profundo.

Para melhorar o sono, é necessário fazer uma higiene do sono (ex: desligar qualquer aparelho que emita luz no quarto, evitar ver televisão antes de dormir, entre outras ações) e fazer uma alimentação bem anti-inflamatória. Alguns alimentos podem ajudar a melhorar o sono se consumidos regularmente, entre eles, posso destacar: ovo, spirulina, farinha de grão de bico, banana, semente de gergelim, semente de girassol, quinua, amaranto, cacau, aveia, cereja, arroz integral, atum, sardinha, vegetais verdes escuros, entre outros. Alguns fitoterápicos também podem ajudar, como o mulungu, passiflora e camomila. É importante ressaltar que se deve evitar alimentos estimulantes, como café, chá verde, refrigerantes e chocolates.

Procure um nutricionista para adequar seu plano alimentar individualmente.