Vinagre de maçã, quais os benefícios?

Ultimamente tem-se ouvido muito sobre o vinagre de maçã, o qual possui muito mais substâncias benéficas do que os demais vinagres.

No caso da versão com a maçã, a fruta sofre um processo de fermentação por leveduras benéficas e por bactérias chamadas acetobacter. Os açúcares naturais são transformados em álcool e depois ele é convertido em ácido acético. Este ácido inibe a ação de várias enzimas que digerem os carboidratos, entre elas, amilase, sacarase, maltase e lactase. Assim, este ácido é um bloqueador natural da absorção de amidos e açúcares. Quando estas enzimas são bloqueadas, os carboidratos passam direto através do trato digestivo. Desta maneira, são eliminadas calorias que, se tivessem sido absorvidas, contribuiriam para o aumento de peso.

O ácido acético faz com que a glicose seja liberada lentamente no sangue, o que ajuda a prevenir o diabetes.

Veja os benefícios comprovados do vinagre de maçã:

· Emagrecimento

· Prevenção do diabetes

· Atua na redução do triglicerídeo e colesterol

· Protege o fígado

· Bom para a pele e cabelos

· Recupera os músculos

· Regula o pH sanguíneo

· Diminuição da rigidez articular

· Melhora da digestão, azia e queimação

Indicação

1 colher de sopa diluída em 100 ml de água, duas vezes ao dia. Deve-se evitar o consumo sem ser diluído para não afetar o esmalte dos dentes.

Contraindicações

Pessoas que sofrem com úlcera devem evitar o consumo do vinagre de maçã.

Vinagres “de mesa” (vendidos em supermercados, para temperar salada) também não devem ser consumidos devido ao alto teor de substâncias que podem afetar alguns órgãos como rins e fígado. Procure sempre o vinagre de maçã próprio para esse tipo de consumo.

Onde encontrar?

Você pode encontrar em casas de chás ou loja de produtos naturais como o Empório Verde (R. Francisco Glicério, 663 – S. J. R. Pardo – 3608 2278).

No Empório Verde vocês poderão encontrar os vinagres em várias concentrações: 6%, 5% e 4%, e também nas versões orgânicas e convencionais.