DEFINIÇÃO MUSCULAR

Por que sinto aumento na força, mas não vejo diferença na definição muscular?

Acontece que as pessoas treinam sem um programa de treino direcionado para que ocorra o aumento das proteínas musculares, o anabolismo, que é o processo de formar novas células, tecidos e aumento do músculo. O anabolismo é o aumento do tamanho e do volume do músculo, é ele que possibilita que a definição muscular seja feita e o corpo seja esculpido com o treino direcionado para definição. Só é possível definir a musculatura quando temos músculos densos, volumosos ou, pelo menos, com o volume suficiente para se trabalhar a definição.

Com o treinamento adequado para ganhar massa muscular, alimentação calórica equilibrada e uma boa composição dos nutrientes para o corpo sintetizar os hormônios anabólicos – que são os principais responsáveis pela síntese proteica, ou seja, formar músculos e fazê-los crescer –, mais o descanso adequado, ficamos fortes mas sem a tão sonhada definição muscular. O processo de crescimento muscular ocorre em etapas onde tem que haver o estimulo do treino, descanso, alimentação e a síntese das proteínas, resultando no aumento da massa muscular com o crescimento do número de células musculares, ou no seu volume (tamanho).

A definição muscular só vai aparecer quando gastarmos a camada de gordura que cobre os músculos, ou seja, é preciso reduzir primeiro a porcentagem de gordura corporal para depois ficar com o corpo sequinho e definido. O trabalho de definição muscular exige técnica e conhecimento do profissional de educação física. E cada profissional tem a sua metodologia de trabalhar: alguns preferem trabalhar volume e definição juntos, outros preferem fazer ciclos de crescimento e, depois, ciclo de definição. Do aluno exige-se empenho, persistência, bom descano, sono adequado, trabalho duro e alimentação adequada.