Beber água não filtrada é a nova moda nos Estados Unidos

Uma nova mania nos Estados Unidos vem sendo praticada por diversos moradores da região da Baía do Rio São Francisco, que começaram a consumir a famosa água “crua”, ou seja, uma água sem tratamento nenhum que vem diretamente do chão.

Os defensores desta prática afirmam que ela traz diversos benefícios para a saúde através da ingestão de diversos minerais e micróbios naturais presentes na água. Embora muito arriscado o consumo desta água para a saúde, a demanda pelo seu consumo vem aumentando cada vez mais, chegando a ser vendida a US$ 36,99 o galão de 10 litros de vidro ou US$ 14,99 o seu refil.

Conforme publicado recentemente pelo jornal norte-americano The New York Times, pessoas afirmam que esta água tem uma suave ponta de doçura e dá uma sensação agradável na boca, mantendo o sabor natural. Mas se deve ressaltar que se deve ter muita cautela na ingestão de água sem tratamento nenhum, uma vez que desinfetar a água é de extrema importância para a prevenção de proliferação de vírus, bactérias e parasitas perigosos presentes na água, além de minerais altamente tóxicos, como o Arsênio.

Há milênios, civilizações antigas já buscavam limpar a água que ingeriam, como no Egito antigo que, desde 1500 A.C, já utilizavam diversas técnicas para o tratamento de água. Os escritos sânscritos e gregos já apontavam, no passado, métodos de tratamento de água como filtração com carvão vegetal, a exposição à luz solar e fervura da água.