CONCEITO X PARTIDO | Penna Arquitetura e Urbanismo

Salve galera, tudo bom com vocês? Hoje eu vou falar sobre a diferença entre Conceito e Partido na concepção de um projeto. Abaixo, vou explicar melhor cada um destes termos.

  1. CONCEITO

O CONCEITO é definido como a ação de formular uma ideia por meio de palavras, é o pensamento, a ideia e a opinião.  Ou seja, o CONCEITO, aplicado na Arquitetura e Urbanismo, é a sua ideia para o projeto, a sua intenção, é a sensação que você quer passar com a sua obra. Ele é algo abstrato, que está por trás dos desenhos e maquetes e orienta as práticas que devem ser tomadas por um arquiteto na hora de projetar.

  1. PARTIDO

O PARTIDO Arquitetônico é um conjunto de diretrizes e parâmetros que são levados em conta na realização de um projeto arquitetônico e urbanístico. São as técnicas que você aplicará no projeto para alcançar os objetivos do conceito proposto, ou seja, são suas decisões de projeto, a forma que ele terá. O partido pode até ser escrito, mas em geral é um desenho ou maquete que expressará melhor esta síntese.

Sempre que o arquiteto se depara com um projeto, ele se depara com um terreno, com um cliente que tem as suas necessidades, com um código de obras e principalmente, com a execução de suas ideias. Neste ponto que existe o perigo. As ideias podem fluir na direção de uma contradição entre as técnicas e a funcionalidade. Dessa forma, há a possibilidade de não se ter uma expressão e clareza, o que não qualificaria o seu projeto como Arquitetura. É por isso que o PARTIDO Arquitetônico deve ser bem estudado e analisado em todos os seus parâmetros.

Os parâmetros sempre estão combinados e nunca um único parâmetro produzirá um PARTIDO. Ou seja, quanto maior o número de parâmetros seguidos, melhor caracterizado ficará o PARTIDO Arquitetônico. Existem 10 parâmetros a serem seguidos e quanto mais eles estiverem completos, melhor atenderá e satisfará o cliente.

  • Terreno: deve ser feito um estudo topográfico do terreno para determinar a área de construção, o acesso a ela, os cuidados com o entorno;
  • Finalidade: qual o objetivo do projeto? Residencial? Comercial? O acesso é público? Tudo isso deve ser levado em conta;
  • Implantação: a implantação depende diretamente do estudo do terreno, e precisa levar em conta a iluminação natural, recursos ambientais;
  • Programa: leva em conta a finalidade, para determinar o número de cômodos, espaço entre eles, distribuição dos ambientes, acomodação desses;
  • Conceitos: determinação da ideia e da linha de construção que será seguida;
  • Legislação: deverá levar em conta os códigos e leis ambientais descritos pelos órgãos responsáveis por aquela área;
  • Elementos Construtivos: este depende muito do Programa e do Conceito, e determinarão os materiais utilizados na estruturação do projeto;
  • Forma e Volume: também depende do Programa e do Conceito, determinando que ambiente dará vista para outro, a ocupação do espaço;
  • Flexibilidade: Ele deve ser pensado para que mudanças possam ser feitas a qualquer momento, mesmo que precise de pequenas adaptações;
  • Viabilidade: levando em consideração o custo total do empreendimento, as condições de construção de acordo com clima e a disponibilidades de equipamentos e técnicas construtivas apropriadas para isso.

Ainda não ficou clara a diferença entre CONCEITO e PARTIDO? Vou dar alguns exemplos para que você possa entender melhor.

Por exemplo, meu projeto terá o CONCEITO de clareza e visibilidade. Portanto, para alcançar este objetivo, o PARTIDO escolhido será o uso de vidros e de poucas paredes.

Outro exemplo: em uma edificação que reutiliza água da chuva e capta energia solar, seu CONCEITO é a sustentabilidade e seu PARTIDO são os sistemas de aproveitamento da água e da luz.

O Museu judaico de Berlim, tem como CONCEITO fazer com que o visitante se sinta um judeu, passando pelas três fases do holocausto na Segunda Guerra. Seu PARTIDO se aplica no tipo e forma da construção, da maneira como ele ilumina os ambientes, o esforço que você tem que fazer em algumas passagens, entre outros.

O Museu de arte dos Estados Unidos, tem como CONCEITO os pássaros, o autor queria dar a sensação de que todo o prédio poderia levantar voo. O PARTIDO se aplica nos tubos de aço e telas de vidro localizados no teto da entrada principal, que formam a silhueta de um pássaro, cujas asas medem 66 metros de comprimento. A estrutura tem dois painéis com nervuras, que abrem e fecham como asas de uma gaivota gigante, colocando o pássaro em movimento.

Resumindo, CONCEITO é a ideia do projeto, a intenção, e PARTIDO é como farei para alcançar minha ideia, o método, a técnica. Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, deixe o seu comentário abaixo. Muito obrigada e até a próxima!

Redes sociais:

https://www.facebook.com/pennaarqurb
https://www.instagram.com/pennaarqurb/
https://www.youtube.com/channel/UCW3IWblEyxfURqUAArW3Lag

18 COMENTÁRIOS

  1. Sou estudante de arquitetura e me ajudou demais a explicação! Os exemplos fizeram toda a diferença! Muito obrigada!!!

  2. Como fiquei tranquila e menos anciosa, depois que ouvi a sua explicação a diferença de um conceito e um partido .
    Sou estudante de arquitetura, juro que tenho muita dificudade nesta hora…mas agora posso dizer tinha ..você explicou tão bem ,que não terei mais estas dificuldades ,parabéns e muito obrigada

    • Muito obrigada! Fico feliz que eu tenha te ajudado! Eu também tinha muita dificuldade em compreender isso, é normal!

      Atenciosamente,
      Fernanda Penna.

    • Ahh que legal!
      Que bom que eu consegui te ajudar 🙂

      Atenciosamente,
      Fernanda Penna.

  3. Sou estudante de Arquitetura e suas explanações me ajudaram bastante, continue assim ajudando as pessoas. Deus vos abençoe sempre!

    • Muito feliz em ler comentários como esse! Muito obrigada

      Atenciosamente,
      Fernanda Penna.

  4. Parabéns… explicou de uma forma muito clara, tive muita dificuldade de aprender isso em sala de aula e com a sua explicação tudo ficou mais claro.
    Parabéns!!!

    • Muito obrigada! Fico feliz que eu tenha ajudado!

      Atenciosamente,
      Fernanda Penna.

  5. Muito bom mesmo sua explicação, deu pra entender perfeitamente com seus exemplos. Já salvei no favorito para uma possível pesquisa futura, obrigado prelo conteúdo claro e objetivo!

Comments are closed.