Você consome cafeína?

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Provavelmente você consome cafeína e, muitas vezes, não sabe. Ela está presente em alguns refrigerantes, café, chás (mate, verde,…), chocolates, energéticos e guaraná (pode ser na forma de pó).

Nos últimos anos, a cafeína tem sido utilizada para melhorar o desempenho em exercícios físicos com características aeróbicas (moderados e de média a longa duração) e exercícios anaeróbicos (alta intensidade e curta duração).

Mas qual a vantagem de usar a cafeína antes do exercício? A cafeína pode diminuir a percepção de esforço durante o exercício, é um termogênico. Alguns estudos sugerem aumento de força, aumento de performance esportiva e maior mobilização de gordura como fonte de energia, muito interessante para quem visa o emagrecimento e esportistas de exercícios aeróbicos de média a longa duração pois ela ajuda a poupar a nossa reserva de energia de carboidratos e, consequentemente, possibilitará um tempo maior de exercício em alto rendimento.

A quantidade de cafeína varia muito, mas uma dosagem mínima é de 3mg/kg de peso. Tenha muito cuidado ao comprar suplemento à base de cafeína pois ele pode conter uma dosagem maior que o necessário para você. É importante lembrar que pessoas que ingerem muito café durante o dia, provavelmente, não serão beneficiadas por esta suplementação. Neste caso o mais correto seria parar de consumir qualquer alimento com cafeína por 1 semana.

Vale lembrar que o uso de cafeína deve ser analisado com muito cuidado para gestantes, hipertensos e pessoas que apresentam problemas para dormir. Além disso, o uso exagerado pode provocar irritabilidade, nervosismo, tremedeira, desconforto gastrointestinal e ansiedade.

Para quem quiser testar o efeito da cafeína, pode tomar em torno de 150 ml de café ou 1 xícara de chá verde cerca de 30 min. a 60 min. antes do exercício.

Para mais informações procure um nutricionista para avaliar o uso de cafeína.

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