Frutas secas e Oleaginosas: sabor e tradição do Natal ao ano todo!

tradição natalina de usar frutas secas e oleaginosas vem da Roma Antiga. Naquela época, era costume dá-las de presente a parentes e amigos com o objetivo de desejar sorte, prosperidade e fartura. De lá pra cá, muita coisa neste mundo mudou, mas a presença delas nas comemorações de fim de ano ainda prevalece.

Para se ter uma ideia, nas classes sociais mais elevadas esses frutos chegavam à mesa revestidos de ouro. Além disso, cada tipo de fruta seca tinha um significado especial para os romanos. As avelãs, evitavam a gula; as nozes, simbolizavam prosperidade; e as amêndoas, protegiam dos efeitos causados pelo excesso de bebida.

Superstições à parte, a gente agora não tem por hábito dar amêndoas para a família, mas inclui esses ingredientes na comida para conferir um toque especial ao cardápio das festas. As frutas secas e as oleaginosas podem ser usadas do aperitivo à sobremesa, e permitem uma variação incrível de receitas: saladas, risotos, tortas, quiches, acompanhamento de carnes, mousses, bolos doces e salgados… Mas você sabia que, mais do que dar um sabor diferente aos pratos, elas também são alimentos funcionais, que trazem nutrientes essenciais para nosso organismo? Isso significa que a sua refeição de Natal é muito mais nutritiva do que você imagina.

Oleaginosas
Elas têm esse nome por conter óleos e gorduras em sua composição. Ricas em Ômega 3, 6 e 9, ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Também possuem fito químicos, que são substâncias que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, além de vitaminas e minerais {como selênio e vitamina E}, que funcionam como antioxidantes e eliminam os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento do organismo. Para quem sofre de cãibras com certa frequência, algumas dessas frutas são excelentes aliadas no combate às crises, pois contêm potássio e magnésio.

Outra vantagem é que o consumo regular desses alimentos também mantém estáveis os níveis de glicose no organismo e ajuda a prevenir uma série de problemas de saúde, como dores nas articulações, perda de memória, alterações hormonais, problemas cardiovasculares e fraqueza de unhas e cabelos, entre outros. Tem mais: fornecem uma boa dose de energia para suas atividades diárias.

São elas: Amêndoas, Pistache, Castanha do Pará, Castanhas de Caju, Avelã, Nozes.

Frutas secas
Também conhecidas como frutas desidratadas, elas trazem boas quantidades de fibras que, além de fazer o intestino funcionar melhor, também contribuem para melhorar os níveis de açúcar e gordura no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares, câncer e diabetes. Sem falar na sensação de saciedade, que evita a comilança desenfreada.

Assim como as oleaginosas, as frutas secas também rendem centenas de receitas natalinas, como saladas, farofas, tortas e quiches, purês, cuscuz, pudins, bolos doces e salgados.

Veja em quais delas você pode apostar: Damasco, Blue Berry, Uva Passas, Cranberry, Ameixas, Tâmaras, Mix com várias frutas, Abacaxi.

Onde encontrar?

Geralmente esses produtos são vendidos a granel em lojas de produtos naturais e grandes varejistas.

Procure sempre saber a origem e logística de um estabelecimento, pois isso é fundamental para que você fuja de produtos velhos e rançosos.

No Empório Verde, a logística importa os produtos mensalmente e muitos são embalados a vácuo, fazendo com que os produtos cheguem sempre fresquinhos nas mãos do consumidor final.

(Empório Verde – Rua Francisco Glicério, 663 – Centro / 3608 2278)