Etapas de um Projeto Arquitetônico | Penna Arquitetura e Urbanismo

Salve galera, tudo bom com vocês? Hoje eu vou falar sobre as etapas de um Projeto Arquitetônico.

Seguindo a Norma (NBR 13532/1995), feita pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, que dispõe sobre a Elaboração de projetos de edificações em Arquitetura, podemos ordenar as etapas do Projeto Arquitetônico da seguinte forma:

  1. LEVANTAMENTO DE DADOS (LD)

É feita uma visita prévia ao local da obra, para que o arquiteto veja o terreno e o seu entorno (vizinhança). São analisadas: as dimensões (do terreno e de edificações já existentes, se for o caso), a topografia, a posição em relação ao sol, a infraestrutura da região, além da escritura do terreno ou planta original.

  1. PROGRAMA DE NECESSIDADES (PN)

Nesta etapa o cliente informa suas necessidades e quais os objetivos do projeto. Será definido a quantidade e tamanho dos pavimentos, quartos, salas, cozinhas, banheiros, entre outros espaços. Após isto é falado sobre os custos da obra, a previsão e metragem final esperada. Por fim, o arquiteto conclui se é possível fazer tudo o que o cliente deseja ou se há a necessidade de redimensionar o projeto.

  1. ESTUDO DE VIABILIDADE (EV)

É uma análise técnica da viabilidade de um empreendimento ou edificação. São avaliados: a área do terreno, sua localização dentro do zoneamento da cidade e em seguida os parâmetros urbanísticos, que são determinados pelo Plano Diretor do Município (define os recuos, uso do solo, gabarito de altura, taxa de ocupação e aproveitamento, etc). O resultado do Estudo de Viabilidade é um relatório técnico sobre: o que se pode e o que não se pode edificar ou parcelar em determinado local.

  1. ESTUDO PRELIMINAR (EP)

O Estudo Preliminar constitui a configuração inicial da solução arquitetônica proposta para a obra, considerando as principais exigências contidas no programa de necessidades. É feito o lançamento das ideias através de plantas esquemáticas (setorizadas), croquis e perspectivas volumétricas. Além disso, podem ser definidas e utilizadas algumas referências projetuais (outros projetos que sirvam de inspiração). Esta fase deve ser aprovada pelo cliente para que seja dado seguimento às próximas etapas.

  1. ANTEPROJETO (AP)

O Anteprojeto constitui a configuração final da solução arquitetônica proposta para a obra. É desenvolvido a elaboração das plantas baixas, com especificações de cada ambiente, cálculo de áreas, estrutura da edificação, planta de cobertura, cortes, fachadas, implantação e animações 3D (maquete eletrônica).

Nesta fase o cliente tem participação indispensável para que de fato o resultado final saia como esperado. É importante que todas as solicitações e mudanças sejam realizadas neste momento, pois mudanças do projeto nas fases posteriores gerarão retrabalho e consequentemente custo adicional para o contratante.

Após a aprovação desse desenvolvimento, é dado início aos projetos complementares (estrutural, hidro sanitário, elétrico, preventivo de incêndio), quando necessário.

  1. PROJETO LEGAL (PL)

É o projeto para aprovação junto à Prefeitura Local, atendendo, além das exigências contidas no programa de necessidades, Estudo Preliminar e Anteprojeto, as exigências legais (normas técnicas de acordo com o município). As pranchas impressas (ou digitais, dependendo do município) devem ser formatadas nos padrões que a Prefeitura do Município e seus órgãos fiscalizadores exigem para que seja aprovado pelos mesmos e a obra autorizada a ser executada.

  1. PROJETO PARA EXECUÇÃO (PE)

Esta é a última etapa do projeto de arquitetura. É quando o projeto sai do papel e torna-se realidade. É uma das fases que mais “dá trabalho” ao Arquiteto, pois trata-se de desenhos minuciosos, em que é feito todo o detalhamento construtivo do projeto, permitindo que a obra seja executada adequada e corretamente.

Trata-se de um conjunto de documentos técnicos (memoriais, desenhos e especificações) necessários à execução (construção, montagem, fabricação) da obra. É nele que o arquiteto especifica dimensões, acabamentos, materiais utilizados, sistemas construtivos, tipologias, pontos hidráulicos e estruturas gerais.

Nesse momento, obtêm-se o resultado dos projetos complementares e é executada a compatibilização entre eles. Todos os desenhos da arquitetura são revisados e incorporam a posição e dimensão exatas dos elementos construtivos (pilares, vigas, mezaninos, lajes, etc). As pranchas detalhadas do projeto são enviadas para o canteiro de obras e ficarão sob responsabilidade do mestre de obras e do responsável técnico pela execução. A obra não pode começar sem todas as plantas do projeto executivo estejam concluídas e entregues à equipe responsável pela execução da obra.

Uma etapa extra, que é essencial para a fiel execução do projeto, é o Acompanhamento à Execução da Obra, em que será feita a fiscalização dos profissionais envolvidos e a supervisão dos serviços, a fim de garantir a qualidade da execução.

Apesar de todas as fases citadas serem comuns na realização de um projeto, é importante dizer que cada projeto e cada profissional são únicos, e, dependendo das características dos mesmos, podem haver variações nas etapas. Além disso, vale lembrar também, que estas fases são aplicadas a todos os tipos de edificações, como por exemplo habitacionais, educacionais, culturais, religiosos, comerciais, industriais, administrativos, esportivas, de saúde, de lazer, de comunicação, de transporte, etc.

Enfim, é isso! Caso você tenha alguma dúvida, escreva para mim nos comentários. Muito obrigada e até a próxima!

 

6 COMENTÁRIOS

    • Muito obrigada!
      Fico feliz que eu tenha ajudado!

      Atenciosamente,
      Fernanda Penna

  1. Adorei o vídeo!!Gostaria de saber mais como escolher bons profissionais na execução do projeto?

Comments are closed.