Maneira prática para alimentação saudável

0
498

É muito comum as pessoas chegarem em uma consulta e falarem “eu como tão pouco e não sei porque não emagreço”. Mas será que somente as calorias fazem a diferença no processo de emagrecimento? Claramente que não.

Um dos maiores erros é você se preocupar apenas com a quantidade de comida e não se preocupar com a qualidade. Um exemplo seria pensar em uma refeição de 200 calorias: você pode comer 200 calorias apenas de bolacha água e sal ou 200 calorias de castanhas + frutas.

Uma maneira prática de fazer refeições mais saudáveis seria a mistura de diferentes grupos alimentares na refeição. Para facilitar, gosto de separar estes grupos em carboidratos (pães, massas, tubérculos, arroz, frutas,…), proteínas (leites e derivados, carnes magras, proteínas vegetais, ovos) e gorduras boas (castanhas, chia, linhaça, abacate, azeite,…).

Sabendo identificar cada grupo, você começa a montar sua refeição. A ideia é você evitar colocar alimentos do mesmo grupo alimentar como, por exemplo, comer na mesma refeição apenas arroz + mandioquinha ou apenas pão integral + fruta. A melhor proposta seria a mistura de carboidrato + proteína ou gordura + carboidrato ou gordura + proteína ou misturar os 3 grupos alimentares. Exemplo: frutas + chia ou mandioca + hambúrguer caseiro assado + azeite ou omelete + frutas. Claro que podemos melhorar estas refeições adicionando temperos naturais, cereais integrais, verduras e legumes e sempre priorizar os alimentos naturais e evitar alimentos industrializados.

Outra dica prática é para o doce.
Ao saber que você irá consumir este alimento após o almoço ou jantar, procure retirar ou diminuir a porção de carboidrato da refeição, visto que o doce já possui muito carboidrato proveniente do açúcar e, deste modo, você ameniza o problema do doce e do excesso de carboidrato.

Claro que estas são apenas algumas ideias práticas para melhorar a qualidade de sua alimentação. O plano alimentar deve ser individualizado e de acordo com as necessidades de cada pessoa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here