Verão x Pele Oleosa: Descubra 5 Dicas para Lidar com o Excesso de Brilho durante a estação mais quente

0
78

Quem tem pele oleosa sabe que o verão pode ser uma temporada complicada, já que é preciso lidar de forma mais intensa com a produção excessiva de brilho.

Com o aumento da temperatura, as glândulas sebáceas, por um mecanismo puramente decorrente do influxo de sangue causado pela vasodilatação, aumentam sua produção se sebo. Aponta-se que, para cada 1ºC de aumento da temperatura do ambiente, aumenta-se a produção de sebo em 10%. Além disso, em todas as épocas do ano, o rosto e o corpo ainda são afetados pelos efeitos nocivos dos agentes externos, como a radiação solar e a poluição. Quer saber como manter a pele sequinha e saudável mesmo nos dias mais quentes? Fique de olho nessas 4 dicas:

1) Rosto limpo, mas com cuidado!
Nada melhor do que a sensação de pele limpa, não é? Mas você sabia que lavar demais pode causar efeito rebote, ou seja, aumentar ainda mais a oleosidade? Por isso, invista no uso de produtos específicos e não higienize seu rosto mais do que duas vezes ao dia!

2) O protetor solar pode ser um grande aliado no controle do brilho
O filtro deve ser aplicado todos os dias, mas, no verão, época em que os raios solares são ainda mais intensos, é essencial que esse hábito não seja deixado de lado. Busque por opções apropriadas para a pele oleosa, que não deixam a região com aspecto pesado e ajudam a controlar a produção de sebo;

3) Coloque a sua água termal na geladeira e deixe a pele com aquela sensação de frescor! A água termal é enriquecida com diversos minérios que contam com ação antioxidante, pois protege as células dos radicais livres; acalma a pele; reequilibra o PH; alivia o incômodo do pós-barba e pós-depilação; ameniza a sensação de queimaduras solares; suaviza irritações e coceiras. Use 2 vezes ao dia.

4) Hidratantes à noite para recuperar a pele
Se você passa cremes noturnos para nutrir a pele, pode continuar! Durante a temporada mais quente, a hidratação à noite é fundamental, já que é neste momento que a pele está mais suscetível a receber os ativos dos dermocosmético e ainda está se recuperando das agressões sofridas durante o dia. Opte por hidratantes livres de óleo e com textura leve, como sérum ou gel.

5) Makes mais leves? Sim, por favor!
O uso demasiado de maquiagens – principalmente sem a remoção adequada -, pode obstruir os poros e ocasionar o aumento da oleosidade. Por isso, que tal deixar a pele mais levinha neste verão? Uma boa alternativa para substituir a base, por exemplo, é o protetor solar com cor, que, ao mesmo tempo em que protege dos raios solares, cobre as imperfeições da pele.

Anote essas dicas para manter sua pele bonita e saudável e aproveite para curtir as altas temperaturas do verão sem preocupações!

OS MELHORES ALIMENTOS PARA MANTER A PELE BONITA E SAUDÁVEL.

Quer dicas naturais para cuidar da sua pele? Aposte nesses alimentos e mantenha a sua pele saudável! Separei alguns alimentos que combatem o envelhecimento precoce, rugas, a oleosidade da pele, e até mesmo a acne.

Tomate – Rico em antioxidantes, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e o câncer de pele.

Morango, laranja e acerola Alimentos ricos em vitamina C, estimulam a produção de colágeno, além de ajudar a clarear machas de pele.

Fibras – Estimulam o funcionamento do intestino e a eliminação de toxinas, melhorando a aparência da pele.

Água de coco – Rica em minerais e água, ajuda a hidratar a pele e melhorar a aparência.

Oleaginosas Soja, castanhas, nozes e amêndoas evitam o ressecamento, melhoram a elasticidade e a hidratação da pele.

Chá-verde – Rico em nutrientes que agem contra a perda de colágeno, inibe a formação de inflamação causada pela exposição aos raios do sol, e deixa a pele mais bonita.

Sementes de abóbora – Ótimas para pele seca e áspera, ajuda a reter água na pele, que fica macia e hidratada. Além disso, previne as linhas de expressão e suaviza aquelas já existentes.

Abacate, cereais integrais e gérmen de trigo – apresentam ácido pantotênico, que modula o brilho da pele sem aumentar a oleosidade e também é excelente no tratamento de acne.

Romã – rica em antioxidantes, vem sendo usada pela indústria de cosméticos por possuir um efeito clareador e reduzir os efeitos dos raios solares.

Lembrando que o tipo de pele influencia na escolha dos alimentos. A recomendação é que seja evitado o consumo de alimentos ricos em gorduras trans por pessoas que possuem pele oleosa e acneica. Frutas e hortaliças, de uma forma geral, são ricas em vitaminas e minerais, que ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.

No verão, você pode incluir no seu cardápio alimentos que ajudam a refrescar. As frutas ricas em vitamina C, como morango, framboesa, laranja, mexerica, limão, cereja, goiaba e outros vegetais, como as verduras verde-escuras, brócolis, repolho, cenoura etc, são exemplos de alimentos para o calor.

Alimentos para um bronzeado impecável

Alguns alimentos, por serem ricos em nutrientes, tais como as vitaminas A e E, antioxidantes e componentes como os carotenoides (principalmente o betacaroteno), ajudam na conquista de um bronzeado uniforme, bonito e sem manchas. Estes alimentos também ajudam a prolongar e manter o bronze no decorrer do ano, previnem o envelhecimento precoce, manchas e doenças como o câncer de pele, causado pela abusiva exposição aos raios ultravioletas do sol.

Os alimentos amarelo-alaranjados e algumas folhas verde escuras, como a couve, são as principais fontes dos nutrientes que ajudam a adquirir e manter o bronzeado, pois estimulam a produção de melanina. O ideal de consumo seria de, no mínimo, duas porções diárias de verduras ou frutas ricas nestes nutrientes. No entanto, o exagero também é prejudicial e a quantidade indicada varia de acordo com a necessidade individual. Procure sempre seu nutricionista.

Abóbora – É rica em betacaroteno e vitamina E.

Cenoura – É o alimento mais rico em betacaroteno;

Mamão – Também apresenta elevado teor de betacaroteno, além de fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino;

Laranja – É um antioxidante poderoso, com elevado teor de vitamina C;

Espinafre – Possui betacaroteno, fibras e clorofila. A clorofila é uma substância essencial para o processo de desintoxicação e limpeza do organismo;

Água de coco – Apresenta elevado teor de potássio, mineral essencial para a hidratação da pele;

Oleaginosas (amêndoas, caju, castanha do Pará, semente de girassol) – As oleaginosas são ricas em vitamina E (antioxidante complementar da vitamina C) e em selênio, mineral que atua na prevenção de câncer;

Batata doce – Embora não apresente a cor alaranjada tão característica como outros alimentos, a batata doce possui significativa quantidade de betacaroteno;

Tomate – O tomate é rico em licopeno, pigmento encontrado em alimentos de cor vermelha. A sua ação antioxidante é potencializada se o alimento for consumido levemente cozido.

Fernanda Secco
Instagram/esteticista.fernandasecco
Cel (19) 99434-2164

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here