Calor, chuvas e…. cuidados

Nossa região mistura-se com a Serra da Mantiqueira, mas, mesmo assim, as temperaturas altas predominam em oito meses do ano. Só isso já nos obriga a ter mais cuidado, seja morando nas cidades ou em sítios.

Cuidado com o sol, com a hidratação e com nossos alimentos. E esse alerta ganha ainda mais peso a partir desse mês de novembro, quando ficam mais claros os efeitos da ‘quentura’ da primavera-verão.

O JornalZinho recomenda muita água fresca e sombra nos próximos meses. E que possamos compartilhar bons momentos, a partir de muito diálogo, para a cabeça não ‘ferver’ mesmo.

E, para abrir essa edição, a escolhida é Ana Adélia Porfírio Vieira, de 19 anos. A moça é rio-pardense, estuda Direito em Passos (MG) e é fã da artista Frida Khalo. Esta edição traz fotos do ensaio com a Ana, mas no site tem muito mais: www.ojornalzinho.com.br

Lembrando que novembro trouxe o Dia de finados, que é momento de homenagem a quem já esteve conosco. Porém, datas assim podem ser também uma homenagem à vida e a quem ainda pode celebrar junto nossos momentos de luta e busca por mais qualidade de vida e Justiça.

Um outro momento semelhante a esse é o próprio dia 15, data da Proclamação da República. Ao lembrar e refletir sobre um episódio histórico, é sempre chance para fazer uma releitura dele e compará-lo com a situação atual da nossa comunidade. Um brinde à República! Ou, em latim, ResPublica (coisa do povo, coisa pública).

Novembro também tem outras datas interessantes, que são o Dia Nacional da Consciência Negra (dia 20) e o Dia do Doador Voluntário de Sangue (dia 25). São mais dois temas para estimular nossa reflexão social e nossos papos com os amigos, vizinhos alunos, etc.

E, para os homens em especial, uma dica sobre a prevenção às doenças: chegamos de novo ao ‘Novembro azul’, período dedicado à conscientização sobre os riscos e tratamento do câncer de próstata. O JornalZinho traz mais informações na página 22. Consulte e compartilhe!

Para a equipe d’O JornalZinho, esse mês também é momento de muito trabalho. É tempo de preparar a edição de Natal e, não menos importante, planejar 2018. Como sempre, já estamos conversando com nossos leitores e anunciantes para assinar parcerias para o próximo ano. Se você ainda não está aqui, ligue e passe para uma conversa.

Aproveitamos para celebrar nossa amizade com a cidade de São Sebastião da Grama, que completou mais um ano no dia 4, sábado. Parabéns aos gramenses que vivem lá e aos que vivem espalhados pelo planeta!

Voltando ao tema dos cuidados especiais da primavera e verão, é bom saber o que não fazer durante uma tempestade para afastar o perigo dos raios. Por exemplo, você não praticar atividades de agropecuária em áreas abertas e não deve ficar próximo a qualquer veículo. Essas e outras orientações estão na cartilha Proteção contra raios (http://www.inpe.br/webelat/docs/Cartilha_Raios_Alta.pdf). Consulte e saiba mais!

Esta edição e todas as anteriores podem ser consultadas pela internet. Basta clicar aqui: https://issuu.com/ojornalzinho. E, nas ruas, é muito fácil encontrar o jornal, pois ele está presente em 1.518 pontos de distribuição, nas seis cidades: São José, Caconde, Divinolândia, São Sebastião da Grama, Tapiratiba e Itobi.

Se quiser, pode pegar o seu JornalZinho aqui no escritório: Avenida Independência, 306-A, pertinho do Hospital São Vicente.

Ótimo mês para todos, com saúde e sorte! Até dezembro.