Suco Detox

A destoxificação ou detoxificação é um processo de eliminação de toxinas acumuladas no corpo humano, principalmente no fígado e intestino, por meio da urina, fezes e suor. Pessoas que apresentam alto teor de toxinas podem apresentar sintomas como dor de cabeça, constipação, dores musculares, depressão, tonturas, fadiga, entre outros problemas.
Substâncias como agrotóxicos, hormônios, aditivos alimentares presentes em produtos industrializados e suplementos, metais pesados, bebidas alcoólicas, medicamentos e poluição podem ser consideradas tóxicas ao nosso corpo.

A idéia do suco detox é melhorar a eliminação de substâncias tóxicas e o ideal é incluí-lo em uma dieta com caráter detoxificante, pois, de nada adiantará ingerir este suco e manter uma alimentação rica em produtos industrializados, carnes gordurosas, frituras, entre outros itens, ao longo do dia. Um exemplo seria a gelatina ou suco em pó com sabor, que são, basicamente açúcar branco colorido artificialmente.

Para o suco ser considerado detox, é importante possuir alimentos com caráter detoxificante, como vegetais do gênero brássicas (couve, rúcula, agrião), chá verde, gengibre, alecrim, limão. O melhor horário para consumo é em jejum pois melhorá a absorção de nutrientes.

Para esportistas, um público que pode ter uma alta carga de toxinas acumuladas, o suco pode ajudar a melhorar rendimento, melhorar recuperação muscular e, desta maneira, melhores resultados. Uma sugestão seria fazer um shake detox como pós treino. Este shake pode conter maltodextrina (escolher a de melhor qualidade), whey protein, chá verde, limão, salsinha e adicionar um pouco de açúcar mascavo orgânico.

O suco detox pode também auxiliar o emagrecimento e a prevenção de doenças crônicas. Vale lembrar que o suco sozinho não fará milagres e depende de uma dieta apropriada.
Procure um nutricionista para conhecer melhor sobre o processo de detoxificação.