Outubro Rosa

Neste mês de outubro vamos nos mover para participar da campanha nacional Outubro Rosa, que visa conscientizar pacientes com câncer sobre a importância de participar da tomada de decisões no enfrentamento da doença. Com o lema Pacientes No Controle – Atitude Exige Coragem, a programação é direcionada à saúde da mulher, especialmente ao combate ao câncer de mama, que acomete muitas mulheres.

Ao olhar a campanha, fiquei pensando que a doença nos faz refletirmos sobre como vivemos, nos coloca diante da impotência, mas também nos ajuda a percebermos o quão forte somos, pois muda nossa forma de viver e pensar. Mas, para isso precisa haver um autocuidado, um tempo para as mulheres se voltarem ao seu essencial de ser feminina e fazer as pazes com o universo de mulher.

A doença faz a gente mudar a rota da vida e caminhar rumo ao nosso ser interior. E quando conseguimos fazer este caminho de retorno, eu me aproximo e reconheço a identidade da minha própria alma e isso me faz sentir corajosa para enfrentar o que a vida me proporciona, pois encontro a confiança em mim e na minha história.

Ao enfrentar o desconhecido em mim, também consigo enfrentar a minha dor com compaixão por mim, e a me nutrir. Assim como o seio, próprio do ser mulher, serve de alimento físico e emocional, eu vou aprendendo a entender o que me faz bem e me alimenta, a olhar para as coisas que são necessárias na minha vida, a reconhecer meus bons e maus sentimentos e a expressá-los sem medo.
Quando consigo ser mais inteira, encontro a coragem de cuidar de mim, tomar minhas decisões e lutar pelos meus desejos e direitos.

Todas nós, mulheres, precisamos nos permitir ter um tempo para nos cuidar, para irmos ao médico, cuidar da nossa saúde e a nos nutrirmos fisicamente, emocionalmente e espiritualmente.
É preciso aceitar ser quem somos, sem comparação, ser a mulher que teu caminho te pede e seguir com seus sonhos, superando as doenças, comemorando as alegrias e superações e se apaixonando ainda mais pela mulher que você é!

Minha admiração a todas as mulheres guerreiras que lutam pela vida!