Perdi um dente. O que pode acontecer?

Ao contrário do que se imagina, a perda de um dente traz muito mais problemas do que simplesmente a aparência desagradável.
Quando um dente é totalmente extraído, seja por motivos de cárie extensa, doença periodontal (comprometimento das estruturas que suportam o dente), traumatismos por acidentes e pancadas ou até pela ausência congênita, o espaço deixado por ele pode causar uma série de problemas como:

• Movimentação dos dentes vizinhos
• Movimentação do dente
• Mordida com encaixe incorreto
• Sobrecarga por força excessiva em outros dentes

Com isso, o que a princípio era a falta de apenas um dente pode se tornar um problema envolvendo toda a boca. Mais dentes podem vir a ser extraídos em decorrência destes fatores.

Como evitar?
Se algum de seus dentes foi diagnosticado como perdido, procure um especialista para que sua extração seja feita da forma menos traumática possível. Isso tem o objetivo de manter a maior quantidade de osso e gengiva na região, facilitando o procedimento de implante subsequente.
Se seu dente já foi extraído, as movimentações dos dentes vizinhos muito provavelmente já começaram a ocorrer. Procurar um Cirurgião-Dentista o mais breve possível é o ideal, para que algo seja feito para frear esse problema. Lembrando que a solução mais eficaz para a perda de um dente, desde que haja condições ósseas, gengivais e de saúde geral, é o Implante Osseointegrável, após análise e planejamento cuidadosos.
Até a próxima!