Jejum Intermitente

Orange cooking time on the floor drawing

Jejum intermitente é a mais nova dieta da moda e que gera muita curiosidade por parte da população sobre seus benefícios. Eu, particularmente, não gosto de pensar em jejum como uma dieta a ser seguida e sim como parte de uma estratégia de um plano alimentar – como por exemplo, quando uma pessoa estagna o seu peso com uma dieta equilibrada. Neste caso é interessante usar o jejum por alguns dias alternados ou em um período específico do dia.

O jejum nada mais é do que um tipo de restrição dietética com reduzido consumo calórico e manutenção da qualidade nutricional (proteínas, carboidrato, gorduras, vitaminas e minerais).

Ele pode apresentar alguns benefícios como: melhora da sensibilidade a insulina, melhora na motilidade intestinal, redução de frequência cardíaca e pressão arterial. E ainda pode ajudar na redução de gordura abdominal. Aliás, uma das vantagens do jejum intermitente é estimular o corpo a usar maior quantidade de gordura como fonte de energia e preservar mais o estoque de carboidrato.

Inclusive, para pessoas que praticam exercícios de endurance (exercícios de longa duração), essa adaptação pode ser benéfica, pois pouparia seus estoques de energia de carboidrato, o que aumentaria o desempenho a longo prazo.

Um protocolo interessante de jejum é ficar 16h sem comer e nas 8h restantes é permitida a alimentação.

Neste caso, fazer em torno de 4 a 5 refeições com qualidade nestas 8h.
Um exemplo seria o indivíduo fazer a última refeição do dia às 20h e somente voltar a comer às 12h do dia seguinte. Claro que água e chás são permitidos neste período.
Importante ressaltar que o jejum intermitente não é fácil de ser acompanhado.

Ele pode gerar compulsão alimentar e ansiedade, e não deve ser realizado com diabéticos. Imagine uma pessoa que se alimenta de pão, manteiga e café. Essa pessoa decide iniciar o jejum. Com certeza, não conseguiria fazer por muito tempo a dieta, iria gerar uma compulsão e pioraria sua saúde.

Sempre procure um profissional para adequar o seu estilo de vida com a alimentação. O jejum pode funcionar sim, mas com o devido acompanhamento de um profissional responsável.