SÍNDROME DE HOFFA- JOELHOS

O joelho é uma das articulações que mais sofrem em praticantes de atividades físicas ou atletas. Muitos desbalanceamentos musculares de cunho neurofisiológico podem causar alterações no padrão postural, alinhamento corporal e na tensegridade ARTICULAR e MUSCULAR.

Esses desbalanceamentos causarão desequilíbrios musculares também no MOVIMENTO (CINESIOPATOLOGIAS, DISCINESIAS) e, através disso, começarão a criar outros problemas.

A Síndrome de Hoffa é uma lesão pouco conhecida que atinge diversos atletas e praticantes de atividades físicas e/ou exercícios físicos (amadores e profissionais). É é uma infl amação na gordura de Hoffa – ou gordura infrapatelar – que se localiza entre o tendão patelar do joelho e o fêmur, e atrás da patela. Ela ajuda na movimentação do joelho e participa da nutrição e reparação das articulações.

A síndrome acontece quando uma inflamação faz a gordura aumentar, sofrer hemorragias e fibrose. Quando a pessoa movimenta o joelho de forma inadequada (desalinhamento articular, alteração na tensegridade articular), com movimentos de rotação excessivos, e contrai de forma errada o músculo anterior da coxa, aparecem microlesões no tecido gorduroso. O tratamento, na maioria dos casos, Não é cirúrgico e consiste primeiramente de medidas antiinflamatórias (a síndrome em si já é uma inflamação!). Após o controle da inflamação, é importante tratar.
Para que a lesão não retorne, cada caso é específico e exige diagnóstico e programa de tratamento individual.

Mas, de uma forma geral, a recuperação da Síndrome de Hoffa inclui o controle da hiperextensão do joelho, fortalecimento da musculatura do quadril, principalmente o músculo glúteo médio, mínimo e rotadores externos profundos (obturador interno e externo, gêmeo superior e inferior, piriforme e quadrado da coxa) que contribui para o alinhamento do joelho, pode utilizar bandagens ou algo externos para auxiliar no alinhamento patelar no início, fortalecimento do quadríceps.