Prevenir! É sempre o melhor caminho…

Comecei a participar do Amor Exigente com meus filhos ainda pequenos.
E posso dizer que fui privilegiada!
Cheguei à sala de AE com a sensação de estar carregando o mundo nas costas. O que fazer? Na verdade, eu queria uma receita pronta, algo que fizesse meu marido parar de beber e, assim, ter minha família restaurada.
Com o tempo, descobri que não existe receita: existe, sim, boa vontade de querer mudar, ação e um recomeçar, dando um passo de cada vez.
A cada reunião, eu tinha uma nova descoberta. Uma das que mais me abalou foi quando descobri que a doença da dependência química é hereditária. Entrei em parafuso. Minha imaginação começou a criar um monte de coisas… O que fazer com meus filhos? Esta era a pergunta que assombrava meu coração.
Com o tempo, fui descobrindo que eu poderia prevenir essa doença, colocando os 12 Princípios de AE em prática, de forma preventiva, e ainda tive o privilégio de, na época, ter um grupo de Amor Exigentinho funcionando na minha cidade.
Lembro-me, como se fosse hoje, o dia em que minha filha e a filha de uma companheira de sala fizeram uma palestra para o grupo. Elas diziam: “como minha mãe fala ou faz…” Ali entendi a responsabilidade do meu testemunho e que eu estava sendo observada.
Tarefa difícil a minha, uma vez que minha família estava manca, meu casamento tinha acabado, meu marido tinha me trocado pelo álcool. O que fazer para não haver sequelas? A resposta era: não desistir e continuar vivendo um dia de cada vez, sendo pai e mãe com amor exigente!
Assim, meus filhos foram crescendo em estatura, sabedoria e graça (Lc 2,52), vivendo na prática os ensinamentos de cada reunião e me fazendo viver também. Hoje, com alegria, colho os frutos da semente plantada.
Meus filhos são adultos felizes, honestos e sem vícios… E eu? Um ser humano restaurado, que indica Amor Exigente a todo mundo, em especial de forma preventiva, para que outras famílias não experimentem a dor de ter um ente querido envolvido em drogas ou álcool.