Carboidratos: o maior vilão

O carboidrato provavelmente é considerado o maior vilão para quem quer emagrecer. Muitas dietas da moda costumam excluir ou diminuir em grande quantidade o consumo deste nutriente. Será que isto é necessário?
Os alimentos listados a seguir são boas fontes de carboidrato: batata-doce, mandioca, arroz, macarrão, inhame, entre outros. Existem diferenças entre os carboidratos dos alimentos, principalmente devido à velocidade de digestão, de absorção e da qualidade.
Por exemplo: a batata doce possui carboidrato de lenta absorção e a batata inglesa de rápida absorção.
O maior problema do carboidrato é o consumo exagerado. Procure reparar quantas vezes você consome pão, quantas vezes ingere um café com açúcar, a quantidade de arroz do seu almoço e jantar, a quantidade de suco ingerido e o consumo de doces. Essa alta ingestão, principalmente de carboidratos à base de farinha refinada e açúcares simples, é a responsável pelo excesso de peso atualmente.
O carboidrato é a principal fonte de energia para o corpo humano. A falta dele pode provocar sintomas como fraqueza, falta de humor, falta de concentração e compulsão. O seu consumo deve ser incentivado mesmo em um programa de emagrecimento. A questão principal é a quantidade e a qualidade. Muitas pessoas que querem perder peso deixam de consumir este nutriente e, no momento do exercício, passam mal e até mesmo desmaiam, não conseguindo terminar o exercício proposto. Vale a pena diminuir o carboidrato e não conseguir gastar as calorias necessárias para o emagrecimento devido ao treino mal realizado?
Muitas pessoas perdem alguns quilos na primeira semana de uma dieta com pouquíssimo carboidrato, sendo que a maior parte desta perda é de água e não gordura. Uma pessoa pode muito bem conseguir emagrecer com uma dieta com 40% a 50% de carboidrato por dia, mas isso dependerá muito do tipo de exercício físico praticado e das atividades cotidianas.
Lembrando que os atendimentos são realizados na Clinica Revitalle.