Atenas: a Deusa da sabedoria e estratégia

Neste mês vou apresentar a vocês a nossa última deusa grega deste ciclo de estudos: Sejam bem-vindas à Atenas!
Atenas foi concebida por Zeus e Métis.
Segundo o mito, foi profetizado que Métis teria dois filhos muito especiais, uma filha igual a Zeus, em coragem e sábia resolução, e um filho, um rapaz de coração totalmente cativante, que se tornaria rei dos deuses e dos homens.
Assim que Métis estava grávida de Atenas, Zeus a enganou tornando-a pequenininha e a engoliu. Ao engolir Métis, Zeus contrariou o destino e assumiu o controle dos atributos dela como se fossem seus. Portanto esta deusa é trazida ao mundo apenas pelo pai.
Atenas teve um início de vida dramático.
Ela saltou da cabeça do Zeus como mulher adulta e foi o braço direito de seu pai, a única deusa olímpica a quem ele confiou símbolos do seu poder.
A deusa não conheceu sua mãe.
Ela é uma deusa guerreira, protetora dos heróis escolhidos e de sua cidade Atenas. Era a deusa das tecelãs.
As habilidades bélicas e domésticas associadas com Atenas envolvem planejamento e execução, atividades que requerem pensamento intencional. A estratégia, o aspecto prático e resultados tangíveis estão relacionadas à sabedoria de Atenas. Ela valoriza o pensamento racional e é pelo domínio da vontade e do intelecto sobre o instinto e a natureza.
Como deusa da sabedoria, Atenas era conhecida por suas vitórias e soluções práticas. Como arquétipo, é seguida por mulheres de mente lógica, governadas mais pela razão do que com o coração. Ela demonstra que pensar bem, manter a calma no momento de conflito e desenvolver boas táticas para superação são traços naturais de algumas mulheres. Quando a mulher reconhece o modo intenso com que sua mente trabalha, como uma qualidade feminina, relacionada com Atenas, ela pode desenvolver uma auto-imagem positiva, ao invés de se amedrontar de estar masculinizada, ou seja imprópria.
Que Atenas nos ensine a sermos mulheres sábias nas nossas decisões!