ANTICONCEPCIONAIS NÃO ENGORDAM

0
395

Ouço muita gente relatar que está com dificuldade de perder gordura ou ganhar músculo devido aos anticoncepcionais.

Pior, vejo coaches e pseudoendócrinos recomendando suspensão de medicamentos prescritos com finalidade clínica sob esse argumento. Mas, acreditem, isso é mito!
A literatura revela que o uso de anticoncepcionais, em geral, não afeta negativamente a composição corporal.

Na verdade, ao contrário do que se fala, há evidências que o estrogênio previna o acúmulo de gordura e o uso de anticoncepcionais aumente o metabolismo. Estudo conduzido por Procter-Gray et al. (2008), que acompanhou 150 corredoras por 2 anos, verificou que as mulheres que tomavam anticoncepcionais ganhavam menos gordura que as demais. Além disso, dentre as mulheres que possuíam menstruação normal, o uso dos anticoncepcionais foi associado com ganhos de massa magra. Ou seja, se fôssemos defender alguma aplicação estética do anticoncepcional, seria justamente o contrário do que se propaga por aí!

Não estou defendendo o uso de anticoncepcionais com finalidades estéticas e tampouco afirmando que ele seja isento de problemas. Mas acho triste ver aventureiros (quase sempre adeptos dos treinos bizarros e das dietas mirabolantes) indicando que suas alunas/clientes suspendam os medicamentos para melhorar o “shape” sem ao menos buscar uma evidência científica! Enfim, fisiologicamente não é esperado que anticoncepcionais promovam ganho de gordura, mas algumas pessoas podem apresentar tais reações. Portanto, se você está observando alguma alteração negativa com o uso dos anticoncepcionais, reveja seu treino e dieta e entre em contato com seu médico para ver se é necessário alterar a quantidade ou tipo de hormônio.

Por favor, nada de mimimi.

Isso é uma informação científica sobre o tema, não quer dizer que eu esteja indicando ou defendendo o uso, pois isso será uma decisão clínica baseada no seu quadro e em evidências científicas e não a partir do sensacionalismo promovido por pessoas de pouco conhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here