Quais os benefícios do limão?

Nos dias atuais, o limão tornou-se um dos alimentos “da moda”, mas será que ele é um alimento tão poderoso assim?
O consumo do limão realmente possui muitos benefícios, mas ainda não foram encontrados estudos que fizeram correlação direta entre a sua ingestão e a perda de peso (não é um alimento termogênico), porém indiretamente ele pode auxiliar nesse processo.
Umas das propriedades interessantes do limão é melhorar o processo digestivo, principalmente das gorduras, o que pode ajudar na sua eliminação. Para se beneficiar desta propriedade, basta ingerir um pouco de limão espremido, preferencialmente puro, antes de grandes refeições. Pessoas com anemia e gestantes podem se beneficiar também com o limão, pois a vitamina C presente nesta fruta aumenta a absorção de ferro. Mas claro, para isto acontecer você precisar consumir alimentos fontes de ferro na refeição.
Outra propriedade importante do limão é seu poder antioxidante, que pode ajudar a reduzir a incidência de doenças crônicas como problemas cardíacos, câncer, artroses, osteoporose, diabetes, entre outras.
Em relação aos exercícios físicos, o limão pode apresentar grande valor. Toda vez que você faz um exercício em alta intensidade e/ou por muito tempo, você aumenta muito a quantidade de radicais livres no corpo, um processo que pode piorar as microlesões musculares, diminuir a recuperação muscular e provocar câimbra. O consumo do limão pode ajudar a combater esses radicais livres. Por exemplo: em shakes no intratreino ou no pós-treino.
O limão também pode ajudar no processo de detoxificação do corpo. Pessoas obesas possuem uma alta quantidade de toxinas acumulada em gorduras e ao utilizar gordura como fonte de energia no exercício físico, muitas toxinas se espalham pelo corpo. O alimento detox ajuda a eliminar estas toxinas.
Estes são apenas alguns dos inúmeros benefícios do limão. Claro que nada adiantará se você não manter uma alimentação saudável. Procure um nutricionista, adquira hábitos saudáveis!