Rotary Abril 2017

Você sabe o que são os Rotary Clubs? Qual a relevância dos mesmos em causas humanitárias em nível mundial? Quer envolver-se em projetos futuros?

O Rotary International é a maior e mais respeitável organização não governamental (ONG) da humanidade. Rotary Club é o nome dado a cada uma dessas associações de voluntários, com os objetivos de empreender projetos humanitários locais e internacionais e ações para melhorias sociais, através de campanhas que beneficiam entidades necessitadas, combatem a fome e doenças e ainda realizam outras formas de serviços voluntários.

Mundialmente, os números são realmente impressionantes: o Rotary está presente em 219 países com mais de 35 mil clubes e cerca de 1,2 milhões de associados. Tudo começou em Chicago, nos Estados Unidos, com o fundador Paul Harris e três companheiros, no longínquo ano de 1905. As organizações passaram a se expandir pelos mais distantes locais do planeta, focando em causas sociais, por exemplo, na África e no Oriente Médio, lugares de problemas remanescentes e conflitos.

No ano de 1985, a erradicação da poliomielite passou a ser pauta no Rotary International. Naquele momento, a doença ainda era endêmica em 125 países e cerca de 350 mil novos casos ocorriam por ano. O Brasil conseguiu erradicar a doença já em 1994. Com o avanço da vacinação e o anúncio da erradicação na Índia em 2014, atualmente, apenas três países endêmicos concentram a luta para eliminar a pólio: Nigéria, Afeganistão e Paquistão.

Mais recentemente o Rotary International tem se preocupado com outras doenças e ações sociais, principalmente quanto à fome e saneamento básico.