Você sabe como escolher um alimento industrializado?

Hoje em dia somos bombardeados por propagandas e informações sobre alimentos e alimentação. Mas será que realmente fazemos as escolhas certas? Será que os alimentos menos calóricos são mais vantajosos? Será que realmente você está consumindo alimentos integrais?
Ao ver um produto industrializado (alimentos) você deve evitar ser enganado pela embalagem mais bonita. O que é mais importante para decidir a compra do produto é olhar a sua lista de ingredientes. Esta lista está em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é o de maior quantidade neste produto, o segundo ingrediente é o segundo em quantidade,..Pensando desta forma um alimento integral deve necessariamente possuir o primeiro ingrediente integral. Cuidado com pães ditos integrais e bolachas.
Outra forma prática para escolher um alimento é olhar o tamanho da lista de ingrediente. Caso for muito grande, recomendo olhar outro produto. Normalmente alimentos com menos ingredientes são mais naturais e mais saudáveis.
Cuidado com os alimentos “lights”. O light refere-se a redução de 25% de algum componente em comparação ao produto original. Olhe o pão integral como exemplo: na maioria dos casos o light refere-se a diminuição de sódio ou gordura. Muitos produtos lights reduzem o açúcar, mas aumentam consideravelmente a quantidade de adoçante, o que também não é nada saudável.
Outro cuidado importante é quando você encontra um produto escrito “zero açúcar”. Será mesmo? Existem produtos com estes dizeres e ao ler seus ingredientes o primeiro encontrado é a maltodextrina, que é um açúcar (assim como xarope, dextrose, glucose, glicose,..) Estes produtos costumas custar muito mais caro e não oferecem benefícios nenhum em relação aos produtos normais.
A quantidade de calorias de um alimentos muitas vezes não é sinônimo de mais saudável, vide barrinhas de cereais. Existem barrinhas com 70kcal lotadas de açúcar e existem barrinha com 140kcal com apenas três ingredientes naturais. Qual será que trará mais benefícios a você?
Quem quiser saber mais sobre rótulos acesse minha página no face “nutricionista Danilo Figo”. Outro recado importante: agora minhas consultas são realizadas na Clínica Revitalle, do lado do Hospital. Agendem suas consultas!!!