Aplicativos Fitness são Confiáveis?

Atualmente os meios tecnológicos possibilitam uma maior interação e familiarização com diversos assuntos. Um dos mais procurados é sobre a prática de exercícios físicos.
Aplicativos de celulares ou apps voltados ao fitness prometem a obtenção de resultados estéticos e de saúde a partir de dicas de treino, recomendações de exercícios físicos e até mesmo serviços de personal training ou coaching.
Mas será que esses aplicativos são seguros?

Um levantamento científico realizado por Modave e colaboradores demonstrou que, dos mais de 100 mil apps relacionados ao tema, um número mediocremente baixo desses aplicativos leva em consideração o que diretrizes e consensos de órgãos especializados sobre o tema – como o American College of Sports Medicine –, relatam.
Isso é extremamente preocupante. Pois o surgimento de lesões é um dos principais motivos de abandono à prática regular de exercícios, o que tem impacto negativo no estilo de vida saudável, principal desencadeador das adaptações metabólicas ao longo da vida.
Não entrando no mérito do grau de avaliação cinesiológica e biomecânica do movimento, nível de treinabilidade do praticante, consciência corporal, motivação, aderência, descanso ou quaisquer outros aspectos INERENTES À PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO FÍSICO, NENHUM APLICATIVO GARANTIRÁ MAIOR SEGURANÇA DA PRESCRIÇÃO E MONITORAÇÃO DO TREINAMENTO QUE A PRESENÇA DE UM PROFISSIONAL ESPECIALIZADO.
Vale a pena pôr em risco sua integridade física?
Invista em saúde: procure um profissional qualificado e que consiga enxergar suas limitações. SIM! TODOS NÓS POSSUÍMOS LIMITAÇÕES na hora de prescrever seu treinamento. Bons treinos!