Projeto sustentável já é realidade em nosso município

0
379

Projetos sustentáveis estão se tornando cada vez mais comuns em todo o mundo, desde parques eólicos para obtenção de energia limpa e alternativa, até sistemas de aquecimento proveniente do gás metano gerado em biodigestores, nos quais são armazenadas fezes de animais, principalmente de suínos.
O incentivo a projetos alternativos está tomando cada vez mais espaço e preocupação de empresas e do próprio governo, visando mitigar os impactos gerados no meio ambiente cada vez mais pela atividade humana. No ultimo mês de dezembro, passou a funcionar em nosso município um sistema de captação de água de chuva, a ser usada para limpar o chão e para regar o jardim.
O projeto se encontra em funcionamento na Escola Estadual Professora Stella Couvert Ribeiro, onde foi possível a construção do sistema e da compra de equipamentos, através de um projeto de sustentabilidade do governo estadual. O sistema conta com uma tubulação que transporta quase toda a água de um lado do telhado da quadra, passando por um filtro para o descarte de folhas e outros possíveis resíduos, de onde segue para a correção do pH, cloração e depois é armazenada em um reservatório instalado com um sistema de bombeamento.
Este projeto só foi possível graças ao empenho e interesse da diretora da escola, Prof.ª Denise Grespan Guimarães, e que contou com a ajuda dos engenheiros Eduardo Xavier, Lorival Del Ciampo, Cezar Roberto Teixeira Pinto Júnior e Arnaldo Cequallini, que fez toda a instalação deste projeto.
Isto prova mais uma vez que, quando ocorre o comprometimento do poder público e a sociedade como um todo, podemos criar soluções para os mais diversos tipos de problemas que encontramos no mundo hoje.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here