O que é ser intelectual?

Esta foi a pergunta que um amigo se fez nas redes sociais, rebelando-se contra todos os que se dizem intelectuais, em uma profusão de indagações que acabou sobrando até para o Nosso Senhor.

Entre seus vários pontos de interrogação, ele finaliza o post dizendo: se não existissem ignorantes, não existiriam intelectuais, caindo do cavalo, perdendo a razão.

O verdadeiro intelectual é aquele que explica as questões atuais com fundamentos, é especialista em alguma área do conhecimento, debatedor de temas contemporâneos e autor de livros inteligentes, que conquistou seu espaço na internet, por suas opiniões se tornarem verdades, se tornando assim, formador de opinião pública, inevitavelmente, viral.

O que acaba acontecendo é o surgimento dos pseudo-intelectuais, seguidores que começaram a frequentar palestras de pessoas interessantes, lerem jornais e revistas de renome no mundo, que por ter contato neste meio, se dignam a opinarem sobre assuntos sérios que não dominam, e acabam falando bobagens.

O fato é que todos queremos ser alguém e o título de ‘possuidor do conhecimento’ acaba sendo fácil de se conseguir, graças às opiniões dadas nas redes sociais. Se este for seu caminho para a felicidade, faça-o, mas cuidado para que o título não machuque seu ego, porque aí serei obrigado a concordar com meu amigo mal-educado.