Rotary Dezembro 2016

Frequentemente perguntam se os rotarianos recebem qualquer benefício comercial ou profissional.
Também há questionamentos se os rotarianos têm direito a qualquer desconto ou serviço preferencial pelo simples fato de estarem tratando negócios com outros rotarianos. A resposta é óbvia: NÃO.

O “Manual de Procedimentos” do Rotary (organização internacional fundada nos EUA em 1905, presente hoje em 219 países e com 1,2 milhão de associados) é bastante claro: “um rotariano não deve esperar, e, muito menos solicitar, qualquer tratamento especial ou vantagem de um outro rotariano”. Há mais de 50 anos existe o conceito de que os verdadeiros amigos não solicitam favores especiais, e todo e qualquer abuso de confiança desta relação visando o lucro é estranho ao ideal do Rotary.

Ninguém entra no Rotary simplesmente porque quer entrar. O Rotary prega um companheirismo em busca de novas amizades, todas desinteressadas de quaisquer segundas intenções ou interesses comerciais. Os rotarianos de todo o mundo devem se relacionar da mesma maneira, sempre se desvinculando de qualquer posição social, título, cor ou raça, não se imiscuindo em política nem em religião.

O não rotário (ou “arrotário”) é aquele que permanece fi liado ao clube mas não cultiva os ideais de Rotary. Pelo contrário, além de “criar grupinhos” dentro do clube, ainda se utiliza do Rotary para benefício próprio, ou ao contrário: se utiliza da sua atividade profissional para promover o Rotary. “Arrotário” é aquele que faz comentários indevidos, promovendo (arquitetando) discórdias entre rotarianos e atrapalhando a administração do clube. E o pior: nem sequer sabe recitar a “Prova Quádrupla” ou pelo menos dizer para que ela serve.

Buscamos no Rotary o convívio social e o encontro com amigos, sempre focando promover ações em prol da comunidade. Além de contribuir com o Rotary International, o OESTE rio-pardense continua realizando ações beneficentes, buscando servir ao próximo e a prática do companheirismo…