Egoísmo Humano

Há mais de 50 anos, na Índia, um guru estava conversando com um grupo de pessoas numa comunidade. Ele estava falando sobre o egoísmo que reina no coração humano, e que é muito raro de se encontrar em alguém a verdadeira ajuda ao próximo.

Uma senhora, dos seus 50 anos, levantou-se e disse que isso não era tão raro assim, pois ela mesma tinha uma preocupação sincera com seu filho. Tanto era assim que ela sempre dizia para seu filho não beber, não ficar comendo besteiras e se cuidar. “Penso exclusivamente no bem dele e não no meu”. O guru ponderou dizendo:

– Mas nesse caso você está pensando no seu bem estar e não no bem estar dele.

A senhora rebateu o guru e disse: – Não meu senhor, eu me preocupo exclusivamente com ele. Inclusive para ele não morrer. – O guru então perguntou:

– Mas se ele morrer, qual é o problema? Se ele morrer, ele vai ao plano espiritual, permanecer em espírito num plano mais elevado do que a matéria. Estará melhor do que nós que estamos aqui nesse mundo de caos. O que há de mal nisso?

A senhora respondeu:

– Mas se ele morrer, eu vou sofrer muito com sua morte.

O guru então concluiu dizendo:

– Observe o que você acabou de me falar. Você disse que se ele morrer, você vai sofrer e esse é o maior problema. Então, na verdade, você está mais preocupada com o seu sofrimento, e não com ele.

A senhora ficou em silêncio com essa resposta. O guru concluiu:

– Procure entender que o ser humano age dessa forma: no final das contas, quase tudo o que ele faz é visando algum benefício pessoal ou então para evitar algum sofrimento para si mesmo. A compaixão autêntica e pura, que busca ajudar o outro sem pensar em qualquer recompensa pessoal, é tão rara quanto os diamantes no subsolo. Prestem atenção nisso e sempre procurem verificar o que, lá no fundo, nós estamos querendo evitar. Em quase todos os casos, almejamos algum interesse pessoal ou a fuga de algum transtorno para nossa vida.

Somente quando nada do que fazemos no bem pode nos beneficiar ou nos atingir, nos fazer ganhar ou perder, é que estamos de fato no caminho do amor verdadeiro.

(Hugo Lapa)